Você já deve ter ouvido muito por aí que fulano sabe beber, que sicrana sabe como entornar e, convenhamos, até você já se arriscou a dizer que é “bom de copo”. Mas será mesmo? Então responda rápido, valendo um milhão de dinheiros: 1) qual é o copo ideal para servir as cervejas mais leves, estilo pilsen? 2) para uma cerveja mais robusta, você brindaria com seus amigos em um Weizen ou em um Yard? 3) se alguém lhe oferecesse uma flauta, você: a. tocaria? b. beberia? c. falaria, “não obrigado, não estudo música” ou d. nenhuma das anteriores?

Pois é, o mundo da cerveja é muito mais complexo do que o bom e velho copo americano meio cheio de litrão. E, apesar de também sermos totalmente a favor do bom e velho litrão, aqui vão algumas dicas de quem entende do assunto no que diz respeito ao aproveitamento máximo do precioso ouro líquido. Confira as nossas primeiras três dias sobre o tipo de copo ideal para o tipo de cerveja ideal:

A tulipa, além de uma bela flor de paisagens holandesas, é um copo que possui um formato fino em sua base e mais largo na boca. Mantém a espuma constante e faz com que o aroma do lúpulo seja melhor sentido pelo bebedor.

Como decorar isso? Também conhecido como “pilsner”, em alemão, é o copo ideal para levar a cerveja… pilsen!

Para uma cerveja mais robusta, composta por trigo, o copo ideal para servi-la é um Weizen. Altos e grandes, estes vasos copos estão prontos para receber os 500ml do líquido, incluindo o resto de levedura que porventura ficou no fundo da garrafa.

Como decorar isso? Sempre que comprar uma Weissbier, ou, uma “cerveja de trigo”, associe o nome quase parecido, como o exemplo acima, ao produto: para uma cerveja Weiss, um bom Weizen. Fácil, não?

Se alguém lhe oferecesse uma flauta e esse alguém estivesse em um conservatório musical, muito provavelmente a resposta correta seria “a. tocaria”. Mas, como você pode ter deduzido, uma flauta no mundo da cerveja é o nome dado a um tipo de copo, tão chique quanto um conservatório: ela parece uma grande taça de champanhe, ideal para manter a espuma intacta por um bom tempo.

Como decorar isso? Associe um concerto de música clássica à finesse da flauta.

Além destes, existem muitos outros tamanhos e formatos, cada qual idealizado para um sabor e aroma de cerveja diferente. Ao longo desta coluna, exploraremos mais estas possibilidades e seus significados. Tudo, é claro, em nome da ciência.

E você, com qual copo propõe o seu brinde?