Até parece que você já não sabia. Mas para não repetirmos o óbvio ululante sem uma base real de dados palpáveis, é hora de provar por A + B que a cerveja é a bebida nacional. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) em 2013, não resta dúvida: quase dois terços (64%) dos entrevistados definem a cerveja como sua bebida preferida na hora das comemorações.

Para efeito de comparação, o segundo, terceiro e quarto colocados vêm muito atrás. São eles: o refrigerante (13%), o espumante (12%) e o vinho (5%). E se você ficou surpreso com a colocação deste pódio, saiba que esta pesquisa consultou apenas homens e mulheres maiores de idade em âmbito nacional.

Ainda com relação aos números, os baianos lideram entre os cervejeiros-comemoradores: a cada cinco baianos, quatro (81%) mencionam a cerveja como sua bebida favorita em festas. Os cariocas e mineiros não deixam por menos, com 77% e 74% respectivamente, enquanto os paulistas ficam na média, com 64% dos pesquisados elegendo a cerveja como a melhor companheira para confraternizar as datas especiais.

Entre as classes sociais, as classes A e B lideram a preferência pela cerveja com 67% – número pouco acima da classe C (com 64%). Já na questão de gênero, 67% dos homens indicam a cerveja como sua escolha principal, enquanto 62% das mulheres dizem o mesmo.

Que tal celebrarmos o resultado desta pesquisa?

Com informações de: IBOPE