O “fish and chips” – ou “peixe e batata frita”, em português – está entre os pratos mais tradicionais do Reino Unido. Para se ter uma ideia de sua importância, Winston Churchill, primeiro-ministro entre os anos de 1941 e 1945, se referiu à combinação como “bons companheiros” dos britânicos durante a Segunda Guerra.

Mas não são só os ingleses que dão valor a esse prato. Os cervejeiros de todo o mundo sabem que é um ótimo acompanhamento para cerveja – especialmente se estiver bem gelada!

Leia este post até o fim para descobrir a história desse prato, como prepará-lo na sua casa e algumas sugestões de rótulos para harmonizar!

Como surgiu o fish and chips?

A gastronomia inglesa é composta por alimentos relativamente simples, como carnes assadas, tortas e linguiças. O fish and chips é uma combinação igualmente descomplicada, feita simplesmente de peixe e batata fritas.

É dos chamados pratos “take-away”, ou seja, que você compra em restaurantes de rua para comer com os amigos e papear tomando uma cervejinha. Por ser fácil de preparar, os ingleses também fazem em casa aos fins de semana.

fish and chips como surgiu o fish and chips
O fish and chips é consumido tanto nas barraquinhas de rua quanto nas casas britânicas.

A história do fish and chips é dividida em duas partes: a do peixe e a da batata frita. Ambos já eram consumidos separadamente até que se juntassem em um único prato.

O peixe frito surgiu na Inglaterra por volta do século 16, quando foi levado por imigrantes judeus que habitavam região da Espanha e de Portugal. Tradicionalmente, os pescados eram passados na farinha de trigo e depois fritos em imersão no óleo.

Já as batatas fritas aparecem na história britânica em meados do século 19. O escritor Charles Dickens, em seu trabalho Um Conto de Duas Cidades, de 1859, cita “batatas com casca fritas em algumas gotas relutantes de óleo”.

O encontro entre as duas partes do prato se deu mais ou menos na mesma época. Acredita-se que o primeiro lugar a comercializar a combinação entre peixe e batatas fritas foi uma cabaninha de madeira na cidade de Mossley, na região metropolitana de Manchester.

O prato caiu nos gostos da classe trabalhadora inglesa, por ser uma iguaria barata, fácil de comer sem talheres e durante o horário de almoço. Vale lembrar que o café da manhã dos britânicos é bastante reforçado.

Uma menção clássica ao fish and chips pode ser encontrada no livro Oliver Twist, de 1837, também escrito por Charles Dickens. Ele cita um “armazém de peixe frito”, em que o alimento era servido acompanhado de batatas fritas ou pão.

Receita de fish and chips

Agora que você já entendeu a importância desse prato para os ingleses, chegou a hora de prepará-lo na sua casa! Originalmente, ele é feito com peixes tradicionais da Inglaterra, porém no Brasil podemos adaptar a receita usando espécies com a carne clara, como pescada, linguado, robalo, merluza ou até tilápia.

Ingredientes

  • 6 filés de peixe limpos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó químico
  • 600ml de cerveja tipo Pilsen
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Óleo para fritar
  • Manteiga derretida para pincelar

Modo de preparo

Começando pelas batatas: corte-as em fatias grossas com cerca de um dedo e meio de espessura e deixe de molho por cerca de cinco minutos para que percam o amido. Em seguida, leve a uma panela com água fervendo e uma boa pitada de sal e deixe cozinhar por mais cinco minutos, deixando-as levemente macias. Retire e reserve.

Em seguida, comece a preparar o empanado do peixe. Em uma tigela, despeje a farinha de trigo, o fermento em pó e a cerveja, e tempere com uma pitada de sal. Misture até formar uma massa cremosa e espessa.

Corte os filés em fatias com dois a três dedos de espessura e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Passe-os na farinha de trigo e depois no empanado que você preparou a pouco.

Chegou a hora da fritura. Em óleo aquecido a 180 graus, despeje dois pedaços de peixes por vez, deixando que fritem até que fiquem bem douradinhos. Em seguida, frite as batatas no mesmo óleo. Lembre-se de colocar na panela em pequenas quantidades (entre 15 e 20 fatias por vez) para que não fiquem ensopadas.

Prontinho! Sirva em um prato forrado com papel toalha ou vegetal, simulando o empratamento clássico britânico.

Acompanhamentos

Assim como todo petisco, o fish and chips é servido com alguns acompanhamentos. Para acrescentar sabor, uma dica é espremer uma rodelinha de limão siciliano ou até mergulhar o peixe e as batatinhas no ketchup – segundo John Lennon, o melhor jeito de aproveitar o prato.

Outra guarnição clássica é o purê de ervilhas – conhecido no Reino Unido como “mushy peas”. Prepare amassando as ervilhas e temperando com sal, pimenta-do-reino, limão espremido e hortelã. Para apreciar, basta mergulhar os alimentos no acompanhamento.

Harmonização para o fish and chips

Por fim, chegamos ao que interessa! Para acompanhar seu fish and chips, nada melhor que beber uma cerveja geladinha, e para ter uma experiência ainda melhor, vale escolher um rótulo que tenha sabores e aromas que harmonizem com o prato.

A primeira sugestão é uma harmonização clássica com cervejas no estilo Lager. Leve, com baixo amargor e refrescante, combina bem com os sabores salgados no prato, especialmente se temperado com limão.

fish and chips receita
Prefira os rótulos refrescantes para degustar com seu fish and chips.

Entre os rótulos que melhor harmonizam, você pode optar por uma Itaipava Premium ou uma Cacildis. Para quem gosta de cervejas levemente mais encorpadas, a dica é apostar em uma Weltenburger Anno 1050.

Se você está procurando uma cerveja mais aromática, com notas frutadas e amargor equilibrado, invista em uma Belgian Pale Ale. Entre as recomendações estão a Lund Pale Ale e a Black Princess Miss Blonde.

Bônus: Playlist para curtir seu fish and chips

Comida preparada, cerveja no copo, amigos reunidos… nada melhor que uma musiquinha pra acompanhar! Por isso, preparamos uma playlist com músicas inglesas e britânicas para você ouvir enquanto degusta seu fish and chips.

De Beatles a Harry Styles, de Stones a Dua Lipa, de Elton John a Adele. Confira nossa playlist no link abaixo!

https://open.spotify.com/playlist/7rTBCZrFxlXoDKf7ReqgTl

O fish and chips é um prato clássico para os ingleses, e tem uma grande importância histórica. É muito saboroso, ideal para você fazer em casa e harmonizar com uma boa cerveja.

No Bom de Beer, você encontra as melhores para deixar sua geladeira sempre cheia. Clique no banner abaixo e confira!

fish and chips harmonização