A personagem de hoje nasceu no sul da Alemanha, mas é conhecida atualmente no mundo inteiro. Na região da Baviera, onde foi batizada, ela foi registrada oficialmente com pelo menos quatro nomes diferentes (e um tanto complicados para nós, nativos do português): Weissbier, Weizenbier, Hefeweizen e Hefeweizenbier.  Mas uma coisa todos esses nomes têm em comum: eles representam a mesma deliciosa bebida, comumente conhecida no Brasil como cerveja de trigo.

– pausa para um momento elucidativo –

Se você, assim como nós, faltou nas aulinhas de alemão, Weiss significa “branco”; Weizen significa “trigo”; Hefe significa “levedura” e Bier significa… bem, cerveja! Basta apenas montar o quebra cabeça, lembrando sempre que os germânicos pensam de trás para frente e escolher o seu nome preferido. Ex: Hefe + weizen + bier = levedura + trigo + cerveja, ou, cerveja de levedura de trigo. Pegou?

– voltando à história… –

Com um sabor acentuado, uma graduação alcoólica moderada (que varia, em média, entre 5% e 6% – mas que pode chegar a mais de 10%), este tipo de cerveja possui algumas características marcantes como o seu aspecto (geralmente) claro e opaco, um aroma cítrico e um amargor não tão acentuado.

E se por acaso você comprou uma Weissbier, olhou bem no fundo da garrafa e pensou que lá havia “sujeira”, resquício indevido no meio da sua bebida, isto acontece porque seus ingredientes básicos são malte de trigo, malte de cevada, lúpulo e levedura – levedura esta, que combinado à menor filtragem do trigo, cria o famoso depósito de material orgânico. Não sabe o que fazer com ele? Sirva-o irmanamente entre você e os convidados e obtenha o puro creme do trigo em sua boca.

Com uma grande variedade dentro deste mesmo grupo de cerveja, os diferentes estilos de Weissbier poderão surpreendê-lo. Para uma bebida mais suave, experimente uma do tipo Berliner Weisse – cuja graduação alcoólica varia de 2% a 4%. Já para uma cerveja de gosto mais acentuado, que tal uma escura Hefeweissbier dunkel.

Não importa como você a nomeie ou qual é o seu gosto específico por cerveja: haverá sempre um tipo de Weissbier a sua espera, aquela especial, para chamar de sua.

Com informações de: Brejas, Lupulinas e Wikipédia