Pode anotar no seu calendário. Dia 13 de maio agora comemora-se não uma, mas duas datas especiais: o Dia das Mães e o Dia do Chefe de Cozinha. Para os mais afortunados, aqueles que possuem uma mãe chefe de cozinha, é hora de presenteá-la em dobro com uma deliciosa receita caseira.

No Brasil, comemora-se o Dia das Mães no segundo domingo do mês de maio. A data incorporada nos Estados Unidos no início do século XX foi trazida ao nosso país em 12 de maio de 1918, começando pela cidade de Porto Alegre. Na época, fora a Associação Cristã de Moços (conhecida mundialmente por seu acrônimo em inglês “Y.M.C.A” – ou aquele hit de sucesso da banda Village People). Com a popularização da festa e a pedido da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, o então presidente Getúlio Vargas tornou o segundo domingo de maio sua data comemorativa oficial em todo território nacional em 1932.

Segundo o Jornal do Comércio, trata-se da segunda melhor época para o comércio no Brasil, atrás apenas do Natal. Só neste ano, de acordo com as estimativas do Serviço de Proteção ao Crédito e da Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas, mais de 111 milhões de brasileiros devem ir às ruas presentear suas mães neste domingo, o que significa uma injeção de mais de 17 bilhões de reais nos setores de comércio e serviço.

Já o Dia do Chefe de Cozinha nasceu há menos tempo, em 1999. Tal data foi criada pela Associação Brasileira de Alta Gastronomia (ABAGA), cujo intuito foi “homenagear o ato e o prazer de cozinhar”.

Por isso que tal dar um presente original, feito por você mesmo(a)? Além de evitar filas e mais filas nos centros comerciais para aquelas compras de última hora, você poderá retribuir os anos de cuidado e deliciosos pratos maternos com apenas um gesto. Não se preocupe se por acaso você for apenas um filho ou uma filha sem talentos para a culinária, a receita abaixo é fácil de se fazer e não requer dons extraordinários, apenas muito amor, carinho e dedicação – ou seja, tudo isso que você aprendeu ao estar ao lado de sua mãe.

Bolo de Cerveja

Ingredientes:

  • 150 ml de cerveja clara
  • 2 colheres de fermento em pó
  • 200 g de margarina
  • 350 g de farinha
  • 4 ovos
  • 400 g de açúcar

Modo de Preparo:

  1. Amasse e bata muito bem a margarina com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.
  2. Adicione os ovos, um a um, e a cerveja, mexendo e batendo durante 2 minutos.
  3. Junte a farinha e o fermento, em chuva, continuando a mexer até a farinha estar bem incorporada.
  4. Unte e polvilhe uma forma, deite nela o preparado e leve a cozer em forno médio (180º C) cerca de 40 minutos.

Fonte da Receita: Doces Regionais
Com informações de: Calendarr, Jornal do Comércio, Wikipédia