Ah, o verão! Época de desacelerar a vida, usar menos roupa, preocupar-se com menos intensidade, caminhar com mais lentidão, saborear os pequenos prazeres da vida ao ar livre, respirar o cheiro da praia e das ondas do mar e até de se enfiar num esconderijo secreto na montanha, longe de tudo e de todos.


Esteja onde estiver, uma boa forma de se refrescar nessa estação é degustando um bom geladinho de cerveja. Também conhecido como sacolé, dindim, flau, chup-chup e mais uma infinidade de outros nomes, essa é uma sobremesa deliciosa e muito fácil de se preparar.

Quer aprender como fazer várias versões de sacolé de cerveja na sua casa para aliviar o calor nesse verão? Leia nosso post até o fim!

Geladinho de cerveja

Essa é a receita mais simples, e você pode fazer com cerveja Pilsen – o tipo mais popular no Brasil – ou outros estilos mais leves, como Lager, Witbier ou Weiss. O resultado fica muito refrescante. Rende quatro porções, porém, para fazer mais, basta multiplicar a receita.

Ingredientes

  • 300 ml de cerveja clara
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de água

Modo de Preparo

Coloque os ingredientes em uma panela pequena e leve ao fogo. Mexa até dissolver e deixe ferver por 3 minutos ou até surgirem bolhas grandes. Coloque o preparo em uma tigela e deixe esfriar um pouco.

Separe o líquido em quatro saquinhos plásticos estreitos e pequenos, preenchendo cada um deles com a ajuda de um funil e fechando com um nó. Coloque-os em um recipiente e leve ao congelador por pelo menos 6 horas ou até o líquido endurecer.

Geladinho de cerveja com leite condensado

Uma outra versão do mesmo doce pode ser preparada com leite condensado, dessa forma, o geladinho fica mais cremoso. Se estiver na dúvida sobre qual fazer, prepare as duas e descubra qual sua preferida!

Ingredientes

  • 500 ml de cerveja
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado

Modo de preparo

Essa receita de geladinho gourmet é ainda mais fácil que a anterior. Basta colocar os três ingredientes no liquidificador e bater até que fiquem bem misturados. Em seguida, coloque o líquido nos saquinhos com a ajuda de um funil e deixe no congelador por algumas horas. O rendimento é de oito porções.

geladinho-de-cerveja-com-leite-condensado
Fácil de fazer, o geladinho de cerveja fica delicioso!

Geladinho de cerveja preta com chocolate

Não é incomum encontrar receitas com cerveja preta e chocolate, já que esse tipo de bebida costuma apresentar notas de cacau, café e baunilha, formando a combinação perfeita com o doce.

Lembre-se de não usar Malzbier, pois ela é uma cerveja doce e pode acabar deixando sua receita muito enjoativa. Prefira uma Dark American Lager.

Ingredientes

  • 350 ml de cerveja preta
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • Gotas de chocolate

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes líquidos. Quando estiver tudo homogêneo, coloque o chocolate e dê mais algumas batidinhas para que ele quebre em pedaços pequenininhos.

Com a ajuda de um funil, coloque tudo nos saquinhos e leve ao congelador por seis horas ou até gelar bem. A receita rende oito geladinhos.

Bônus: Geladinho de caipirinha

Para finalizar, que tal preparar um geladinho de caipirinha? Essa versão, inspirada no famoso drink brasileiro, fica uma delicinha e é muito refrescante para os dias de calor. Confira!

Ingredientes

  • 400 ml de água
  • 200 ml de suco de limão
  • 200 gramas de açúcar refinado
  • 200 ml de vodka ou cachaça
  • 1 limão (para decorar)

Modo de preparo

O modo de preparo é muito simples: misture todos os ingredientes (menos o limão) em uma jarra e mexa bem até que o açúcar dissolva. Em seguida, coloque algumas rodelinhas de limão dentro do saquinho e despeje o líquido, com auxílio de um funil.

Deixe no congelador de um dia para o outro, pois o álcool demora para congelar. A receita rende até dez geladinhos.

Com essas receitas de geladinho de cerveja, você estará preparado para curtir o verão. Lembre-se de deixá-los no freezer de um dia para o outro, para que fiquem bem firmes e na temperatura ideal para você consumir.

Se você gostou dessa dica e quer conferir mais conteúdos como esse, preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter!