Com o “boom” das cervejarias artesanais no século 20, alguns estilos da bebida acabaram caindo no gosto dos consumidores. Entre eles, estão as cervejas Witbier, que costumam ser frutadas e refrescantes.

Nesse post, explicamos tudo o que você precisa saber sobre a Witbier: sua história, método de produção, ingredientes comumente utilizados e dicas de degustação e harmonização. 

Se você já é um fã desse tipo de bebidas, vai ser uma oportunidade de entendê-las mais a fundo; caso ainda não conheça, é uma ótima forma de conhecer e experimentar!

Afinal, o que é Witbier

A Witbier, assim como a Weissbier alemã, é uma cerveja de trigo criada na Bélgica. Composta basicamente de 50% de trigo não-maltado e 50% de malte pilsen, um dos elementos que a diferencia de outros estilos é justamente a utilização de temperos como o coentro. 

Por ser uma cerveja de trigo de alta carbonatação, o sabor do lúpulo não é algo que se destaca por aqui. Seu amargor dá lugar a um frescor bem frutado, mais cítrico quando comparado à Weissbier. Sua espuma, embora menos abundante, é notadamente mais densa e consistente na bebida belga.

Seu nome se origina da junção das palavras ‘wit’ e ‘bier’, que em holandês querem dizer, respectivamente, “branco” e “cerveja”. Ou seja, a junção significa “cerveja clara”. Para se ter uma ideia, na escala internacional SRM, que varia entre 1 (muito claro) e 40 (muito escuro) e é utilizada para identificar a cor da bebida, a Witbier raramente passa do número 4.

cerveja witbier afinal o que é Witbier
Witbier: na escala de cores, é uma das cervejas mais claras.

As Witbiers também possuem outra qualidade peculiar que chama a atenção do consumidor logo de entrada: notas de especiarias e frutas. Isso se deve ao período em que esta cerveja era popular, há cerca de 400 anos, quando esses temperos eram não só uma fonte de renda e pagamento, como um motivo para longas expedições dos navegantes europeus pelo mundo.

Apesar de sua popularidade atual, com um alto consumo deste tipo de cerveja durante o verão norte-americano e europeu, a Witbier passou por um longo período de esquecimento, tornando-se praticamente extinta até a década de 50 do século passado. 

Foi graças a Pierre Celis, um cervejeiro belga nascido na cidade de Hoegaarden, que esse estilo renasceu como uma fênix em meio à popularidade das Lagers, que então dominavam o mercado de bebidas no mundo todo.

Num país tropical como o Brasil, essa cerveja de teor alcoólico baixo e de sabor refrescante pode ser justamente o que você estava buscando para se refrescar nas tardes quentes de domingo.

Harmonização da Witbier

Sempre que você for harmonizar um tipo de cerveja, é importante pensar em suas principais características. No caso da Witbier, a dica é imaginar alimentos que combinem com seu frescor, além das notas cítricas e de especiarias.

A primeira opção são justamente os peixes e frutos do mar, como camarões, lagostas, lagostins, caranguejos e mexilhões. Além disso, se você gosta de sushi e sashimi, essa é uma ótima bebida para acompanhar – apenas lembre-se de não exagerar no molho shoyu, ou isso pode interferir na combinação.

Para quem prefere um hambúrguer, a dica é escolher um lanche com salada. Dessa forma, além de limpar o paladar entre uma mordida e outra, o sabor da cerveja vai ressaltar o da salada e tornar sua experiência gustativa muito mais interessante.

cerveja witbier harmonização witbier
Um x-salada é perfeito para harmonizar com esse estilo de cervejas.

Por fim, não podemos deixar de falar que a cerveja Witbier também é uma ótima opção para os vegetarianos e veganos (ou simplesmente para quem gosta de pratos sem carne), já que harmoniza perfeitamente com saladas diversas, beterraba e, por que não, um risoto de limão siciliano?

Cervejas Witbier

Ficou curioso para degustar uma Witbier? Uma ótima sugestão, seja para quem conhece o estilo ou não, é a Blondine Witbier Acerola, uma bebida refrescante e saborosa, com aromas de especiarias e frutas.

Essa cerveja é composta por trigo, casca de laranja, semente de coentro e acerola, sendo essa última uma das principais responsáveis por seu sabor. Ou seja, além das características clássicas vindas de sua fórmula belga, ela tem um perfil bastante brasileiro e que vai conquistar o seu paladar. 

cerveja witbier blondine

As cervejas Witbier possuem um perfil muito diferente de estilos populares como Lager e Pilsen. Justamente por isso, podem surpreender a todos com seu frescor, seu paladar saboroso e seus aromas diferenciados.


Para conferir cervejas nesse estilo e muitas outras bebidas incríveis, acesse o site do Bom de Beer clicando no banner abaixo!

cerveja witbier bom de beer