A picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileiro. A origem do nome vem do italiano, de uma espécie de vara chamada picatta. Esta vara, que em espanhol é conhecida como picana, possui um ferrão na ponta e servia para picar o gado na parte posterior da sua região lombar. Com o passar do tempo esta região do animal passou a ser denominada de picana e, no Brasil, o corte ganhou o nome de picanha.

No Espeto, grelhada ou assada

A picanha pode ser feita no espeto, quando é servida em bifes cortados. Ela também pode ser grelhada ou assada, de modo que fique crocante e dourada. É um dos cortes mais populares no país e muito apreciado pelos brasileiros, podendo ser servido em churrascos ou outras receitas.

Picanha Invertida com Cerveja

Ingredientes

  • 1 picanha com mais ou menos 1, 2 kg (peças maiores que isso possuem parte de coxão duro)
  • 3 tiras de bacon
  • 3 tiras de queijo coalho
  • Salsinha a gosto
  • Sal a gosto
  • Cebola a gosto
  • 350 ml de cerveja

Modo de Fazer

Limpe a picanha, deixando com uma camada média de gordura. Com uma faca bem afiada, abra um buraco na peça, no sentido maior. Para isso, enfie a faca na picanha até chegar mais ou menos faltando um dedo para atravessar a carne. Depois vá expandindo o buraco até que fique mais ou menos 1,5 cm de cada lado.

Aperte a ponta da peça para dentro do buraco. Quando conseguir encaixar, a carne irá começar a entrar naturalmente. Com a outra mão, puxe do outro lado. O processo é fácil, mas tem que ser feito com cautela.

Coloque as rodelas de cebola, o bacon, o queijo coalho e a salsa dentro da carne.  Depois coloque 50 ml da cerveja. Feche a boca do buraco com palitos.

Tempere a carne por fora com sal e salsinha a gosto e coloque o restante da cerveja. Esse processo deve ser feito em uma travessa para poder marinar a carne. Deixe descansar por 20 minutos e vire a carne, deixando descansar o mesmo tempo também do outro lado.

Aqueça o forno na temperatura de 180ºC. Depois que o forno tiver aquecido, coloque a carne e deixe por cerca de 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

Harmonização

Uma harmonização por semelhança é quando temos sabores iguais ou parecidos, ou seja, as principais características da bebida e da receita têm algo em comum, valorizando a experiência gastronômica.

A maciez, a suculência e o sabor autêntico da Picanha Invertida com Cerveja faz uma ótima harmonização por semelhança com a igualmente autêntica Petra Aurum. A Petra Aurum é uma puro malte encorpada, com agradável aroma de lúpulo, que harmoniza perfeitamente com uma carne nobre como a picanha.

A Petra Aurum você encontra clicando aqui.