Você já deve ter ouvido falar ou até visto em algum rótulo que determinada cerveja é do estilo Lager, mas já parou para pensar o que isso significa? De fato, trata-se de uma categoria de bebidas muito popular no Brasil, e que abrange vários tipos que conhecemos.

Se você ficou curioso para entender quais as principais características de uma cerveja Lager ou conhecer os tipos de cerveja que pertencem a esse estilo, continue a leitura até o fim!

Afinal, o que é uma cerveja Lager?

Antes de nos aprofundarmos nesse estilo de bebidas, precisamos explicar do que se tratam as cervejas Lager. Essa definição está diretamente ligada ao processo de fabricação da bebida, mais especificamente à etapa de fermentação.

Há três principais “famílias” de cervejas: Ale, Lambic e Lager. A primeira é fermentada a temperaturas mais altas, e a segunda, fermentada espontaneamente de acordo com as leveduras presentes no ar.

Por fim, a família Lager é fermentada a temperaturas mais baixas, entre 5 e 14 graus. Além disso, enquanto as leveduras se reproduzem, elas formam sedimentos que se acumulam do fundo dos tanques em que a cerveja é feita, diferentemente dos demais estilos. 

estilo lager o que é cerveja lager
As cervejas tipo Lager são fermentadas a baixas temperaturas.

Hoje, as Lagers englobam uma série de subtipos (conforme falaremos mais à frente), e representam cerca de 90% do total de toda a cerveja consumida no mundo. 

Características da cerveja Lager

Para definir as cervejas Lager em linhas gerais, podemos dizer que são refrescantes, gasosas, com sabor mais pronunciado do malte, e menos características frutadas e amargas, já que possuem pouco lúpulo.

Costumam ter menor teor alcoólico (embora haja exceções à regra), coloração amarela dourada e espuma pouco persistente. Para o consumo, é recomendado resfriá-las em baixas temperaturas, entre 2 e 6 graus.

Lager x Pilsen

No Brasil, a cerveja mais comum é a Pilsen, que pertence à família Lager. Porém, o que difere esse tipo dos demais? Em geral, convencionou-se que trata-se de uma bebida mais clara e leve, mas a diferença vai além disso.

A cerveja Pilsen foi criada na República Tcheca, em uma cidade chamada Plzeñ, por volta do ano 1830, pelo cervejeiro Josef Groll. À época, ele utilizava as técnicas de fermentação a frio, bem como malte e lúpulos específicos da região, o que deu  origem a uma bebida refrescante e dourada.

Com o passar do tempo, convencionou-se chamar de Pilsen qualquer bebida que tivesse essas características, mesmo que ela não fosse feita a partir dos ingredientes da sua região de origem. No Brasil, por exemplo, são utilizados menos lúpulos e outros tipos de cereais.

mulher segurando o uma cerveja estilo lager lager x pilsen
Pilsen: um tipo de Lager que nasceu na República Tcheca e se espalhou por todo o mundo.

É por isso que muitos especialistas afirmam que as cervejas populares do Brasil são, na verdade, da categoria Light Lager – mas não há nada de errado em chamá-las de Pilsen, afinal, esse é o nome delas em boa parte do mundo.

Principais cervejas do estilo Lager

A seguir, listamos os principais estilos que pertencem à família Lager e explicamos um pouco sobre cada um. 

Pilsen

Cerveja com coloração dourada translúcida, sabor suave e refrescante, baixo amargor e baixo teor alcoólico. Alguns exemplos são as cervejas Lund Pilsen e Black Princess Braza Hops.

Bock

Trata-se de uma cerveja bem maltada, intensa, mais escura e com maior teor alcoólico que suas “irmãs”. Entre os aromas, é possível perceber notas caramelizadas, tostadas, de frutas secas e de chocolate.

A cerveja Bock é um tipo de Lager mais escura.

Um rótulo excepcional desse estilo é a Black Princess Tião Bock, que leva rapadura em sua composição. Vale a pena experimentar!

Vienna Lager

Como o nome indica, foi criada na cidade de Viena, na Áustria. Traz certa intensidade e amargor, com sabor maltado e um final de boca seco. A coloração costuma ser âmbar avermelhado, e o aroma mais abundante é o de tostado.

A Biritis, primeira cerveja criada pela Brassaria Ampolis, é refrescante e deliciosa, e um exemplo de Vienna Lager em sua melhor forma. 

Premium Lager

São as cervejas do tipo Lager, porém mais encorpadas (se comparadas às Pilsen, por exemplo), com mais características de lúpulo e malte, teor alcoólico relativamente maior e coloração amarela dourada.

Entre os principais rótulos nacionais podemos citar a Cacildis, a Itaipava Premium e a Petra Puro Malte

Se você acompanhou esse conteúdo até aqui, já pode considerar que deu mais um passo na jornada como cervejeiro. O estilo Lager, como dissemos, é muito importante no mundo todo e abrange um grande número de bebidas.


No Bom de Beer, você encontra todas as cervejas que citamos acima e muitos outros rótulos deliciosos. Para conferir, basta clicar no banner abaixo!

estilo lager cervejas estilo lager bom de beer