O Brasil é um país tropical, e a grande maioria de suas regiões é predominada por climas quentes. Por isso, já é tradição consumir cerveja “estupidamente gelada” para se refrescar e fugir do calor.

Porém, você sabe qual a temperatura ideal para cerveja? A verdade é que cada estilo tem características diferentes, e por causa disso, o ponto ideal para servir também pode variar.

Quer descobrir a temperatura certa para servir suas bebidas? Continue a leitura até o fim!

Temperatura X sabor

Como já falamos, é tradição que os brasileiros consumam suas cervejas bem geladas. Embora isso resolva o problema do calor, acaba gerando outro bem pior: a temperatura acaba retendo alguns aromas e sabores presentes na bebida.

Isso ocorre pois as papilas gustativas estão distribuídas por todas as regiões da nossa língua. Ao entrarem em contato com um líquido em temperatura próxima de zero grau, elas são anestesiadas, o que diminui sua sensibilidade na hora de captar determinados sabores.

temperatura ideal para cerveja temperatura x sabor
Beber cerveja muito gelada pode acabar prejudicando na percepção de sabores.

Isso não significa, porém, que você não possa apreciar sua cerveja trincando. Na verdade, alguns estilos possuem características refrescantes e combinam bem com temperaturas mais amenas.

Quanto maior a complexidade de sabores e aromas na cerveja, mais quente ela deverá ser apreciada. Bebidas escuras ou envelhecidas em barris, que tendem a ser mais encorpadas e alcoólicas, podem necessitar de um pouco mais de calor que as claras e leves.

Afinal, qual a temperatura ideal para cerveja?

Dito isso, você deve estar se perguntando qual a melhor temperatura para servir suas cervejas e aproveitar melhor todos os seus sabores. Como já falamos, como há vários estilos, isso vai depender de alguns fatores.

Um dos cervejeiros mais respeitados do mundo, chamado Michael Jackson (não é o cantor!), em seu best-seller Ultimate Beer, elaborou uma escala de serviço de acordo com as características das cervejas.

Um detalhe é que Michael era inglês, e o clima de seu país é naturalmente mais frio que o do Brasil. Por isso, diminuímos alguns graus e adaptamos as temperaturas à nossa realidade – afinal de contas, é preciso se refrescar por aqui!

Muito gelada (entre 2° e 4°C)

Aqui estão as cervejas para apreciar nos dias de calor e se refrescar. O teor alcoólico deve ser no máximo 5,5% com sabor leve e aromas mais frutados, como as Lager, Pilsen,.

Gelada (entre 4° e 6°C)

Essa é uma boa temperatura para cervejas claras, como as de trigo (Kristallweizen, Weizenbier, Witbier) Tripel belga, Fruit Beer e Lambics.

Fria (entre 7° e 10°C)

Nessa categoria estão bebida com sabores e aromas mais complexos, que não serão percebidos se consumidos muito gelados. É a temperatura ideal para IPAs, Ales em geral, Weizenbocks, Porters, Dubbels e outros estilos de cerveja com teor alcoólico um pouco mais elevados.

Temperatura de adega (entre 10° a 13°C)

Cervejas muito complexas e que necessitam de certa temperatura para serem desfrutadas. Estamos falando de estilos mais fortes e alcoólicas como Belgian Dark Strong Ales, Stout, Barley Wines e Bocks.

Como gelar cerveja na temperatura certa

Para deixar a cerveja bem gelada, você pode colocá-la em uma caixa de isopor ou balde com gelo, pois as temperaturas geralmente ficam próximas do 0 grau, e você não corre o risco da bebida congelar.

temperatura ideal para cerveja como gelar cerveja
Use um balde de gelo para deixar suas bebidas muito geladas.

Para bebidas que devem ser consumidas geladas, frias ou em temperatura de adega, você pode utilizar o refrigerador. Geralmente, a parte mais próxima do freezer é mais gelada, e pode deixar as bebidas entre os 4 e 7 graus. Já as partes mais distantes são mais quentes, alcançando por volta dos 13 graus.

Agora que você já sabe a temperatura ideal para cerveja, não tem mais desculpa para não aproveitar suas bebidas ao máximo!

No Bom de Beer, você encontra diversas cervejas Premium, Especiais e Artesanais para abastecer sua geladeira. Clique no banner abaixo e confira!

temperatura ideal para cerveja bom de beer