Tradicional prato da gastronomia peruana, o ceviche (também chamado de cebiche ou seviche) é uma receita simples, a base de peixe cru marinado em suco de limão ou outro cítrico como a laranja e a lima.

O essencial é que o pescado seja branco, sem muita gordura nem músculo vermelho, e de carne firme. Camarão, lagosta e polvo também podem ser usados para fazer a receita. Uma primeira versão do ceviche foi registrada em cerca de 2000 A.C. entre o povo do litoral norte do Peru

Patrimônio peruano

Em seu país de origem o ceviche é considerado Patrimônio Cultural. Por lá, o ingrediente obrigatório é o “leche de tigre”, suco feito com o peixe marinado no limão. A cebola e a pimenta também não podem faltar no prato.

No Brasil, o ceviche se tornou uma ótima opção de entrada, e até mesmo de prato principal, especialmente no calor do nosso verão. Aqui a receita ganhou outros ingredientes como o abacate, o milho e a batata-doce, além de temperos como a salsa e o coentro.

Ceviche

Ingredientes

  • 1 kg de linguado
  • 300 gramas de cebola roxa
  • Pimenta picada a gosto
  • 18 limões
  • Sal a gosto
  • 200 gramas de milho
  • Quatro batatas doces picadas

Modo de Preparo

Corte o linguado em pequenos pedaços. Coloque o peixe em uma travessa funda, com a cebola cortada em tiras longas e finas. Tempere com sal e a pimenta picada. Adicione o suco dos 18 limões espremidos e deixe marinando por uma hora. Depois é só acrescentar o milho e a batata doce. Pode decorar com salsa ou coentro a gosto.

Harmonização

A leveza do ceviche faz ótima harmonização com a Black Princess Miss Blonde, uma autêntica Blonde Ale da escola belga. Dourada, cremosa, com amargor equilibrado e aroma e sabor que trazem notas frutadas e de especiarias, a Black Princess Miss Blonde valoriza o toque cítrico do ceviche, tornando essa degustação muito mais especial.