Quando falamos em massa, logo lembramos da Itália. Foi no País da Bota que as massas ganharam formatos diferentes, tornando cada receita muito particular. Uma das massas mais queridas no Belpaese é o penne, também bastante popular no Brasil.

Uma curiosidade sobre o formato é que ele tem diferentes nomes de acordo com as regiões italianas. É bastante apreciado com molhos brancos e com linguiças e pimentas picantes.

Formato dá origem ao nome

O penne tem este nome porque seu formato lembra o canudo de uma pena. É feito de grano duro e água, que absorve facilmente, além de manter a consistência de al dente (que é considerado o ponto perfeito de massa).

Ele é uma variação dos bucatini, que são macarrões longos com um furo no interior que segue seu comprimento, e produzidos ao enrolar uma lâmina da massa em torno de um arame. Para se fazer o penne, basta cortar os bucatini em pedaços menores, deixando suas extremidades com forma chanfrada.

Penne à Malagueta

Ingredientes

400g de massa tipo penne
2 dentes de alho esmagados
100g de queijo pecorino ralado
2 pimentas malaguetas
400g de tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos
3 colheres (sopa) de salsinha picada
Azeite de oliva e sal a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue bem os dois dentes de alho esmagados. Adicione a pimenta malagueta picada (ou em pó). Junte os tomates e cozinhe-os por cinco minutos, até que fiquem bem macios. Acerte o sal.

Enquanto isso, cozinhe o penne em água fervente e sal. Escorra e misture diretamente na panela com o molho. Acrescente a salsinha picada e misture a massa por mais um minuto. Se os tomates não estiverem muito maduros, é possível adicionar duas colheres (sopa) de molho de tomate. Salpique queijo pecorino ralado (ou parmesão) e sirva.

Harmonização

O forte sabor do Penne à Malagueta faz excelente harmonização por contraste com a Petra Weiss Bier, uma cerveja de trigo versátil, que ameniza a picância do prato no paladar. Suave e com aroma de especiarias, a Petra Weiss Bier traz a refrescância perfeita para valorizar a receita.