É muito provável que você já tenha seu copo para tomar cerveja favorito. Porém, você sabia que cada tipo da bebida tem um recipiente mais indicado para ser degustado?

Isso porque alguns copos podem favorecer sua experiência, conservando melhor a espuma, a temperatura, os aromas e os sabores da bebida. Dessa forma, você pode aproveitar bem melhor a sua cerveja, do início ao fim.

Quer saber qual copo escolher para degustar sua cerveja favorita? Então continue a leitura e descubra os principais tipos!

Copo americano

Apesar do nome, esse copo é tipicamente brasileiro! Está presente em muitos bares, botecos, padarias e até residências por sua versatilidade, podendo ser utilizado para servir diversas bebidas.

Quando falamos em cervejas, eles são indicados para degustar as mais leves, como Pilsen e Lager. Por terem capacidade de cerca de 190 ml, conservam bem a temperatura do líquido, e a espuma leve da bebida se acomoda de forma ideal.

Uma curiosidade é que, na década de 1990, foi eleito o melhor copo para cerveja do Brasil.

copo para tomar cerveja americano com imagem da cerveja cacildis

copo para tomar cerveja caldereta botão

Tulipa

Muitas pessoas confundem esse tipo com as “taças para cerveja”, muito populares nos bares. Na realidade, as tulipas são similares aos copos utilizados para servir conhaque e tem a parte inferior robusta e a superior mais afunilada, suspensos por uma haste.

São muito versáteis, pois podem ser usados para praticamente qualquer estilo da bebida, embora seja mais recomendado para as Strong Ales da Bélgica. São ótimos para favorecer a evolução da espuma e também concentrar os aromas durante a degustação.

copo para tomar cerveja do tipo tulipa sobre uma mesa de abr
Tulipa, o tipo de copo ideal para beber strong ales.

Pint

Trata-se de um recipiente alto, com a parte inferior levemente afunilada. Leva esse nome pois, no Reino Unido, a palavra “pint” equivale à medida de 568 ml, que é a capacidade do copo. Nos Estados Unidos, ele é ligeiramente menor, comportando 473 ml de volume.

É muito indicado para cervejas como IPA, Session IPA, Stout e Porter, pois são estilos que não precisam ser degustados a temperaturas tão baixas e, por isso, podem ser servidos em maior volume. Além disso, os copos pint mantêm a espuma espessa por mais tempo.

Um dos tipos de pint mais conhecidos atualmente é o nonic pint, que tem a parte superior afunilada para dentro. A apresentação da cerveja fica linda, com a espuma bem marcada no topo.

copo para tomar cerveja pint com estampa da cerveja Forévis

copo para tomar cerveja caneca botão

Weizen

Outro copo alto que tem capacidade para cerca de 500 ml. Seu formato, com a base mais estreita e o topo mais largo, permite que o cervejeiro acompanhe a evolução da espuma, que permanece fresca e fofa na superfície.

copo para tomar cerveja tipo weizen sobre uma mesa de bar
O copo Weizen mantém a espuma bem aparente.

Como o nome indica, é muito utilizado para cervejas tipo Weiss, que geralmente não são filtradas. Além de fornecerem uma bela espuma, elas não são filtradas, e o formato do copo também ajuda a separar os sedimentos oriundos da fermentação.

Caldereta

Se você é fã de chope, certamente conhece esse copo para tomar cerveja. Também chamado de Shake, trata-se de um recipiente largo, com formato de funil (similar ao copo americano) e comporta até 300 ml de bebida.

Além do chope, que já citamos, ele é ótimo para servir variações, como Lager, English e American Ale e IPA, tanto por seu tamanho, que acomoda bem esse tipo de cerveja, quanto pelo seu formato, que favorece a espuma.

copo para tomar cerveja caldereta

copo para tomar cerveja caldereta botão

Caneca

Originalmente chamada de stein (em alemão) ou mug (em inglês), a caneca é o recipiente ideal para quem quer brindar com os amigos e beber grandes volumes de cerveja – já tem espaço para, em média, 610 ml.

É muito popular em eventos e festivais de cerveja, como o Oktoberfest, uma festa alemã tradicional no sul do Brasil.

copo para tomar cerveja caneca

copo para tomar cerveja caneca botão

Flauta

Esse copo tem um formato semelhante às taças para espumante: é bastante estreito, tem capacidade para pouco líquido e é suspenso por uma haste na parte inferior. Tudo isso contribui para muita elegância na apresentação.

É utilizado principalmente no serviço de cervejas como Lambic, Faro e Gueze, já que o formato da flauta mantém a espuma cremosa por mais tempo, contribuindo para uma degustação mais agradável.

Vale lembrar que a melhor forma de degustar suas bebidas é com seu recipiente favorito! Entretanto, usando os copos para tomar cerveja, você terá uma experiência completamente diferente, já que eles são feitos para valorizar as características de cada estilo.

No Bom de Beer, você encontra os melhores copos e taças para degustar suas cervejas favoritas. Clique no banner abaixo para garantir o seu!

copo para tomar cerveja bom de beer