Com a chegada do verão, todo mundo procura uma solução para se refrescar. Seja na piscina, na praia, na varanda ou até dentro de casa, uma coisa é certa: nada como uma boa cervejinha para amenizar o calor.

Porém, você sabe qual a melhor cerveja para o verão? Hoje, é possível encontrar diversos rótulos com sabores, aromas e características bem diferentes, e que são ideais para aproveitar a estação mais quente do ano!

A seguir, listamos 10 cervejas para você apreciar nesse verão ao lado dos amigos! Vamos conferir?

1. Cacildis

Começando nossa lista com um rótulo que tem poucos anos de existência, mas já conquistou o paladar de muitos brasileiros. A Cacildis tem tudo que uma boa cerveja Lager deve ter: é leve, refrescante e com aromas maltados, ideal para se beber bem geladinha.

Não à toa, ela traz em sua embalagem a imagem do humorista Mussum, que representa bem o espírito dos brasileiros: brincalhão, sempre de bem com a vida e não abre mão de um “legítimo mé”.

Além disso, a cerveja Cacildis combina com diversos tipos de petiscos e comidas de boteco, e também com um bom churrasco de verão

2. Black Princess Braza Hops 

Lançada em 2020, a Braza Hops é uma cerveja de verão para quem quer sair do óbvio. Trata-se de um rótulo do estilo German Pilsner elaborado com lúpulos nacionais in natura.

Por essa razão, ao mesmo tempo que é leve e refrescante, também traz características diferenciadas, como aromas cítricos e florais. No paladar, apresenta leve amargor e notas adocicadas de biscoito maltado e cereais. 

Sua aparência é dourada, com espuma densa e intensa. Se você queria uma cerveja nova para experimentar neste verão, essa é a escolha certa!

3. Black Princess Gold

Essa é uma puro malte Premium que tem tudo a ver com o verão! A Black Princess Gold é uma cerveja de estilo American Lager composta por sabores maltados, balanceados com notas sutis de lúpulos nobres.

Sua coloração, como o próprio nome indica, é dourada e brilhante, e a espuma é cremosa e agradável. Ideal para acompanhar comidas leves, como frango grelhado, frutos do mar e sushi.

Um balde com gelo e Black Princess Gold é tudo o que você precisa para se refrescar nesse verão!

4. Imperatriz Hoppy Lager

Para quem gosta de aroma e amargor balanceados, essa é uma excelente opção. Essa cerveja apresenta tanto características maltadas quanto lupuladas, com algumas notas adocicadas no paladar.

Para acompanhar, nada melhor que um hambúrguer suculento, um filé grelhado ou carnes de porco em geral. Pratos mais condimentados também são uma ótima pedida!

5. Itaipava Premium

É uma cerveja de verão típica: refrescante e suave, traz amargor equilibrado, leve dulçor e notas maltadas. É uma puro malte que passa por maturação extra, o que lhe confere um sabor bastante característico.

É leve e pode ser bebida em maior volume. Por isso, para acompanhar, prepare uma tábua com embutidos e queijos, ou até um bom churrasco brasileiro!

6. Petra Puro Malte

A Petra é uma puro malte para quem quer uma cerveja simples e direta, e ainda assim, de altíssima qualidade. É equilibrada eapresenta notas maltadas ao paladar, além de um leve dulçor, típico do estilo American Lager. 

A dica é beber sua Petra gelada, por volta dos 2 graus. Para acompanhar, sirva petiscos, como batata frita, filé acebolado ou iscas de tilápia.

7. Lund IPA

Em uma lista de cervejas de verão, não poderia faltar uma IPA, estilo de cerveja que faz muito sucesso entre os cervejeiros. As características mais notáveis desse rótulo são justamente os aromas cítricos, florais e herbais.

O teor alcoólico é um pouco mais elevado que o das Lager — e por isso, não é recomendado tomá-las em grande volume. O amargor também é um pouco mais intenso, porém muito saboroso. 

8. Black Princess Back to the Red

Já no primeiro olhar, é possível perceber que essa não é uma cerveja comum. Com aparência mais turva e espuma persistente, essa Red Lager tem uma coloração amarronzada, com bordas de tom âmbar. 

Para quem quer fugir do comum, essa é a escolha! Ela levemente mais alcoólica (por volta de 5,5% de teor), com nuances equilibradas entre lúpulos aromáticos, amargor suave e paladar levemente caramelizado. Que tal experimentar?

9. Itaipava Go Draft

O termo “draft” vem do inglês “draft beer”, que pode ser traduzido como “cerveja não pasteurizada”. Ou seja, esse rótulo Premium não possui adição de conservantes e antioxidantes e se assemelha a um chopp, uma bebida com características mais notáveis que as Pilsen comuns.

A Itaipava Go Draft é uma cerveja leve, refrescante e com aromas e sabores de lúpulos especiais. 

O teor alcoólico é baixo, ideal para ser consumida em um churrasco ou à beira da piscina com os amigos.

A Itaipava Go Draft é uma cerveja Premium, ideal para quem gosta de um bom chopp!

10. Black Princess Miss Blonde

Para finalizar, outro rótulo diferenciado! A Black Princess Miss Blonde é uma Belgian Blonde Ale, ou seja, um misto entre lúpulos levemente terrosos e maltes adocicados. 

Possui uma coloração dourada e límpida, aspecto cremoso e espuma persistente, ideal para preencher a boca do copo. O aroma e o sabor trazem notas frutadas e de especiarias, com amargor equilibrado. 

Cerveja e verão tem tudo a ver! A dica é sempre optar por rótulos mais leves, com teor alcoólico abaixo de 8% e que tenham uma boa bebabilidade — ou boa drinkability, se você preferir —, com amargor e dulçor bem balanceados.


No site do Bom de Beer, você encontra todas essas sugestões e muitas outras cervejas para o verão. Clique no banner abaixo para abastecer sua geladeira!