Com a chegada do verão, todo mundo procura uma solução para se refrescar. Seja na piscina, na praia, na varanda ou até dentro de casa, uma coisa é certa: nada como uma boa cervejinha para amenizar o calor.

Porém, você sabe qual a melhor cerveja para o verão? Hoje, é possível encontrar diversos rótulos com sabores, aromas e características bem diferentes, e que são ideais para aproveitar a estação mais quente do ano!

A seguir, listamos 12 cervejas para você apreciar nesse verão ao lado dos amigos! Vamos conferir?

1. Cacildis

Começando nossa lista com um rótulo que tem poucos anos de existência, mas já conquistou o paladar de muitos brasileiros. A Cacildis tem tudo que uma boa cerveja Lager deve ter: é leve, refrescante e com aromas maltados, ideal para se beber bem geladinha.

Não à toa, ela traz em sua embalagem a imagem do humorista Mussum, que representa bem o espírito dos brasileiros: brincalhão, sempre de bem com a vida e não abre mão de um “legítimo mé”.

Além disso, a cerveja Cacildis combina com diversos tipos de petiscos e comidas de boteco, e também com um bom churrasco de verão

2. Biritis

Por falar na Cacildis, outra cerveja que é perfeita para os dias mais quentes do ano é a Biritis. Esse foi o primeiro rótulo idealizado pela Brassaria Ampolis, e também o primeiro a homenagear o eterno Mussum.

Trata-se de uma Vienna Lager elaborada com maltes importados. Os aromas lembram caramelo e tostado, mas também podem ter características mais florais vindas do lúpulo. Com relação à aparência, apresenta espuma cremosa e coloração acobreada.

cerveja verão biritis

3. Ditriguis

Mais um rótulo da Brassaria Ampolis que vale a pena experimentar! A Ditriguis é uma bebida inspirada no estilo Witbier, feita com maltes de trigo, porém com personalidade própria, já que leva zests (raspinhas) de laranja e um toque de pimenta-da-Jamaica.

O resultado é uma cerveja refrescante e surpreendente, com aromas cítricos e de especiarias, sendo excelente para ser tomada bem geladinha! Combina com frutos do mar, saladas e queijos frescos.

cerveja verão ditriguis

4. Black Princess Gold

Essa é uma puro malte Premium que tem tudo a ver com o verão! A Black Princess Gold é uma cerveja de estilo American Lager composta por sabores maltados, balanceados com notas sutis de lúpulos nobres.

Sua coloração, como o próprio nome indica, é dourada e brilhante, e a espuma é cremosa e agradável. Ideal para acompanhar comidas leves, como frango grelhado, frutos do mar e sushi.

Um balde com gelo e Black Princess Gold é tudo o que você precisa para se refrescar nesse verão!

5. Weltenburger Anno 1050

Essa cerveja foi criada em homenagem à cervejaria de mosteiro mais antiga do mundo: a Abadia de Weltenburger, na Alemanha. Trata-se de uma Lager inspirada no estilo Marzenbier que possui uma coloração dourada e brilhante, com espuma persistente e cremosa.

No paladar, é encorpada, conta com o amargor agradável do lúpulo e notas finas de caramelo. Os aromas vão desde notas frutadas a herbáceas.

cerveja verão Weltenburger Anno 1050

6. Petra Origem Puro Malte

A Petra é uma puro malte para quem quer uma cerveja simples e direta, e ainda assim, de altíssima qualidade. É equilibrada eapresenta notas maltadas ao paladar, além de um leve dulçor, típico do estilo American Lager

A dica é beber sua Petra gelada, por volta dos 2 graus. Para acompanhar, sirva petiscos, como batata frita, filé acebolado ou iscas de tilápia.

7. Petra Weiss 

Para os apreciadores de cervejas de trigo, a Petra Weiss é uma ótima pedida! Esta é uma bebida elegante, com sabor fresco e refinado e notas de frutas e especiarias, além de leves toques de lúpulo.

Uma dica é harmonizá-la com peixes e frutos do mar, pratos apimentados, ou até com uma tábua de frios com queijos e embutidos suaves.

cerveja verão petra weiss

7. Black Princess APA-82

Que tal uma cerveja de verão cítrica e intensa? A Black Princess APA-82 é inspirada no estilo American Pale Ale, sendo produzida por meio do método Dry Hopping – ou seja, os lúpulos são adicionados somente durante a fermentação e trazem nuances herbais e frescas.

É uma bebida com amargor equilibrado (cerca de 35 IBU) e aromas de limão cravo e trigo. A cor é dourada, com um colarinho denso e cremoso.

cerveja verão Black Princess APA-82

8. Black Princess Back to the Red

Já no primeiro olhar, é possível perceber que essa não é uma cerveja comum. Com aparência mais turva e espuma persistente, essa Red Lager tem uma coloração amarronzada, com bordas de tom âmbar. 

Para quem quer fugir do comum, essa é a escolha! Ela levemente mais alcoólica (por volta de 5,5% de teor), com nuances equilibradas entre lúpulos aromáticos, amargor suave e paladar levemente caramelizado. Que tal experimentar?

9. Itaipava Go Draft

O termo “draft” vem do inglês “draft beer”, que pode ser traduzido como “cerveja não pasteurizada”. Ou seja, esse rótulo Premium não possui adição de conservantes e antioxidantes e se assemelha a um chopp, uma bebida com características mais notáveis que as Pilsen comuns.

A Itaipava Go Draft é uma cerveja leve, refrescante e com aromas e sabores de lúpulos especiais. 

O teor alcoólico é baixo, ideal para ser consumida em um churrasco ou à beira da piscina com os amigos.

10. Black Princess Miss Blonde

Para finalizar, outro rótulo diferenciado! A Black Princess Miss Blonde é uma Belgian Blonde Ale, ou seja, um misto entre lúpulos levemente terrosos e maltes adocicados. 

Possui uma coloração dourada e límpida, aspecto cremoso e espuma persistente, ideal para preencher a boca do copo. O aroma e o sabor trazem notas frutadas e de especiarias, com amargor equilibrado. 

11. Black Princess Let’s Hop

As cervejas IPA se popularizaram muito nos últimos anos, e a Black Princess Let’s Hop é uma excelente representante do estilo. Ela proporciona sabor marcante, amargor pronunciado e paladar refrescante coroado com notas herbais, cítricas, florais e condimentadas.

Para harmonizar, algumas sugestões são carne assada, comida mexicana (guacamole, carne com chilli) e queijos gorgonzola e parmesão.

cerveja verão Black Princess Let's Hop

12. Weltenburger Urtyp Hell

A receita da Weltenburger Urtyp Hell foi criada pela cervejaria de mosteiro mais antiga do mundo, mas se engana quem pensa que ela vive apenas de passado: em 2012, ganhou o primeiro lugar na categoria Münchner Helles do World Beer Cup.

Além de todo o frescor típico do verão, a bebida é aromática com sabor intenso, que representa toda a tradição cervejeira da Baviera. 

cerveja verão Weltenburger Anno 1050

Bônus: Kit de cervejas especiais de trigo

Que tal aproveitar o verão para experimentar cervejas diferentes? Para finalizar, mais uma opção é esse kit que contém três rótulos à base de trigo que combinam perfeitamente com a estação: a Black Princess Doctor Weiss, a Petra Weiss e Ditriguis. 

Além disso, ele ainda acompanha dois copos tipo nonic pint para você degustar suas cervejas favoritas! Com o fundo levemente afunilado, esses recipientes ajudam a manter a bebida com uma boa carbonatação e favorecem a formação de espuma no topo.

cerveja verão kit cervejas de trigo

Cerveja e verão tem tudo a ver! A dica é sempre optar por rótulos mais leves, com teor alcoólico abaixo de 8% e que tenham uma boa bebabilidade — ou boa drinkability, se você preferir —, com amargor e dulçor bem balanceados.


No site do Bom de Beer, você encontra todas essas sugestões e muitas outras cervejas para o verão. Clique no banner abaixo para abastecer sua geladeira!

cerveja verão bom de beer