Durante a década de 2010, o mercado brasileiro de cervejas artesanais cresceu imensamente. Porém, antes mesmo dessa popularidade alta da bebida, alguns produtores já se dedicavam a produzi-la de forma mais rústica, em menores quantidades, e cuidando da escolha dos processos e ingredientes.

Uma dessas é a Imperatriz Cervejaria. Com quase 20 anos de história, tem se dedicado à produção de bebidas inovadoras e de altíssima qualidade. Quer saber mais? Continue a leitura até o fim!

História da Imperatriz Cervejaria

A Imperatriz Cervejaria foi fundada na cidade de São Paulo no ano de 2003. O endereço escolhido para se estabelecer foi a Vila Leopoldina, bairro conhecido por ser um lugar empreendedor, pulsante e inspirador.

Foi batizada justamente em homenagem à Avenida Imperatriz Leopoldina, principal endereço do bairro. Posteriormente, a Cervejaria se mudaria para a cidade de Sorocaba, um importante polo cervejeiro, localizado a cerca de 100 quilômetros da capital.

Antes mesmo do “boom” das cervejas artesanais, a Imperatriz seguiu crescendo e garantindo seu espaço. Essa base foi essencial para que hoje pudesse investir em novos métodos de fabricação e apostar em bebidas inovadoras.

cervejaria imperatriz história da cervejaria imperatriz
A Imperatriz Cervejaria atua na produção da bebida desde 2003. Foto: Imperatriz Cervejaria/Divulgação.

Segundo a cervejaria, atualmente, a produção da bebida é de 350 mil litros todos os meses. Já o volume total durante essas quase duas décadas de existência chega a 6 milhões de litros.

Práticas sustentáveis da cervejaria

Além de toda a qualidade imprimida em cada um dos rótulos, a Imperatriz Cervejaria ainda investe em práticas sustentáveis de produção, garantindo o menor impacto possível ao meio ambiente.

Um exemplo é a utilização de energia solar. Toda a eletricidade consumida na produção das cervejas é captada por placas fotovoltaicas, uma matriz renovável, cujos danos à natureza são mínimos.

A Imperatriz Cervejaria ainda investe na economia e limpeza de água e na reciclagem de todos os resíduos de papel e papelão utilizados na fábrica. Os grãos utilizados como matéria-prima para a produção de cerveja são doados para os pecuaristas da região para alimentação do rebanho, como forma de reutilização do recurso e de criação de um ecossistema mais saudável.

Quintal da Imperatriz 

Além da fábrica, que produz cervejas para todo o Brasil, a Imperatriz Cervejaria ainda oferece o Quintal da Imperatriz, uma loja e tap house localizada no bairro Alto de Pinheiros, na cidade de São Paulo. 

cervejaria imperatriz quintal da imperatriz
Quintal da Imperatriz: a loja e tap house da Imperatriz Cervejaria. Foto: Imperatriz Cervejaria/Divulgação.

Em sua visita, é possível experimentar os rótulos fabricados pela cervejaria em versão cerveja e chopp, além de degustar pratos, sanduíches e porções. Na loja, você pode garantir copos personalizados, growlers, kits e outros produtos da Cervejaria.

Cervejas da Imperatriz Cervejaria

Chegamos ao que realmente interessa: as cervejas da Imperatriz Cervejaria! São três os principais rótulos e, abaixo, falamos a respeito de cada um. Acompanhe com a gente!

Cerveja Imperatriz Hoppy Lager

Uma cerveja puro malte não filtrada e fermentada em baixas temperaturas. Possui coloração dourada, amargor bem balanceado e sabor com notas cítricas e frutadas. No nariz, oferece aromas deliciosos, vindos de lúpulos como Columbus, Citra e Saaz.

Sirva bem gelada, entre 4 e 7 graus. 

cervejaria imperatriz imperatriz hoppy lager

Cerveja Imperatriz American IPA

As cervejas tipo Indian Pale Ale (IPA) ganharam muito destaque nos últimos anos, impulsionando o movimento conhecido como “The Craft Beer Renaissance”, o renascimento da cerveja artesanal.

A Imperatriz Cervejaria, como vanguardista na produção da bebida, não poderia deixar de ter seu próprio rótulo nesse estilo: a Cerveja Imperatriz American IPA. Com coloração âmbar, apresenta amargor intenso e aroma de lúpulos cítricos e frutados.

cervejaria imperatriz american ipa

Cerveja Imperatriz APA

American Pale Ale é um tipo de cervejas desenvolvido nos Estados Unidos e conhecido pela alta quantidade de lúpulos. É similar ao IPA, porém costuma ser menos encorpado e alcoólico.

Este rótulo possui coloração âmbar, persistente amargor dos lúpulos e aroma bem pronunciado.

cervejaria imperatriz apa
cervejaria imperatriz apa

A Imperatriz Cervejaria se destaca no Brasil tanto por sua tradição quanto pela produção de cervejas com excelência e qualidade. Além disso, seu manejo sustentável é essencial para garantir a produção cervejeira para o futuro.

Se você ficou curioso para experimentar os rótulos da Imperatriz Cervejaria, clique no banner abaixo e acesse o site do Bom de Beer!