A cultura cervejeira é tão importante quanto a própria cerveja. Hoje, há uma série de itens que podem ser utilizados para manipular a bebida, mantê-la na temperatura correta e melhorar a degustação. Quer conhecer sete acessórios para cerveja que você precisa ter sempre à mão? Leia nosso post até o fim!

1. Abridor de cerveja

Ninguém acha que precisa de um abridor de cerveja… até precisar de um. Sem esse item, não adianta tentar usar uma colher, chave de fenda ou até o próprio copo, pois as chances de dar errado são grandes.

Há inúmeros modelos de abridores, desde os mais tradicionais, formados por um pedaço de madeira e um parafuso, aos mais modernos, com diversas cores, materiais e formatos. A ideia, entretanto, é sempre a mesma: criar um ponto de apoio para alavancar a tampinha.

acessórios para cerveja abridor de cerveja
Abridor de cerveja: o fiel escudeiro de todo cervejeiro.

Uma dica interessante é escolher um modelo com ímã, que possa ficar fixado na geladeira – dessa forma, sempre que for pegar uma cerveja gelada, você já aproveita a viagem para destampá-la. 

Curiosidade: a mesma pessoa que inventou a tampinha de garrafas também deu origem ao abridor. Trata-se do engenheiro mecânico irlandês William Painter, que dedicou-se a elaborar formas de conservar bebidas durante o final do século 19.

2. Porta garrafa

O clima brasileiro pede uma cervejinha estupidamente gelada. Porém, nos dias mais quentes, a troca de calor com o ambiente é maior, e a bebida acaba esquentando em tempo recorde sem os cuidados certos. 

O porta garrafa é uma engenhosidade muito simples: trata-se de uma proteção de isopor (material que conduz pouquíssimo calor), geralmente revestida por plástico, que mantém a cerveja gelada por mais tempo.

É imprescindível para quem tem o costume de consumir cerveja de garrafa. Além disso, é um item bastante resistente, e pode durar anos no seu armário.

3. Balde de cerveja

O balde de cerveja também tem como objetivo conservar as bebidas geladas durante mais tempo. Além disso, também proporciona mais praticidade, sem que você tenha que ficar indo até a geladeira.

É ótimo para encher de gelo, colocar long necks e deixar na beira da piscina e curtir o dia, ou até mesmo na mesa durante um churrasco com os amigos.

acessórios para cerveja balde de cerveja

4. Growler 

Para explicar o que é um growler, é importante entender um pouco sobre o contexto histórico de sua criação. Até o século 19, a produção de cervejas ainda era algo muito artesanal, e não existiam muitas bebidas pasteurizadas em garrafas ou latas. Para levá-las para casa, portanto, era necessário ir com um grande recipiente até uma cervejaria e retirar o líquido direto das torneiras. 

Esse recipiente existe até hoje, e é chamado de growler. Com o renascimento das cervejarias artesanais, ele voltou a ser utilizado pelos cervejeiros, pois possibilita que as bebidas sejam transportadas para serem consumidas em casa. 

Geralmente é feito de vidro, cerâmica ou inox, e pode ter capacidade de até 5 litros. Possuem tampas de rosca, são capazes de vedar bem o líquido e conservar o gás carbônico. 

5. Porta copos

Mais um acessório para cerveja simples, mas que faz toda a diferença. Ele impede que a umidade escorra pelo vidro, e evita que o copo fique dançando sobre a mesa e que o líquido manche-a.

Além disso, também traz um charme para a sua refeição, especialmente se você estiver recebendo amigos e familiares.

6. Copos para cerveja

Não há nada pior que servir cerveja em copos convencionais. Por serem mais grossos e maiores, eles fazem com que a bebida se esquente com facilidade e não favorecem a formação da espuma.

Hoje, há uma infinidade de copos para cerveja, e cada um deles é indicado para estilos específicos da bebida. Na dúvida, invista nos mais versáteis, como o copo americano, o caldereta e o lager.

7. Camisetas

Por fim, não poderíamos deixar de falar das camisetas para cervejeiros. Apesar de não serem um “acessório” em si, esses itens são muito populares entre os apreciadores da bebida pois proporcionam um visual diferenciado.

Aqui no Brasil, uma das marcas de cervejas que produz camisetas é a Brassaria Ampolis. Elas são estampadas com a imagem do humorista Mussum, que fez muito sucesso entre as décadas de 70 e 90 e foi imortalizado na memória dos brasileiros.

Seja você iniciante ou veterano no mundo das cervejas, saiba que todos esses itens acima são muito importantes, podendo contribuir positivamente para uma melhor degustação da bebida. 

Qual dos acessórios para cerveja acima você ainda não tem na sua coleção? No Bom de Beer, você encontra modelos exclusivos de abridores, copos, baldes e muito mais. Clique no banner abaixo para conferir!