A cerveja é uma paixão dos brasileiros, e não é à toa. Além de deliciosa e refrescante, a bebida é perfeita para acompanhar diferentes pratos, como petiscos, churrasco, e, é claro, um bom hambúrguer.

Se você procura por cervejas para harmonizar com hambúrguer, saiba que há muitas opções! Sua escolha vai depender muito das características do lanche, como o tipo de queijo, o molho e os demais ingredientes.

Para não restar dúvidas, separamos algumas combinações de sanduíches e cervejas diferentes que não falham. Além disso, também incluímos uma receita fácil e deliciosa para você fazer seu próprio hambúrguer em casa. Vamos conferir?

Cheeseburguer (pão, carne e queijo)

Começando nossas sugestões com um clássico, o cheeseburguer. Composto de pão, carne e queijo, esse lanche é o favorito de muitos, já que é leve e fácil de ser preparado.

A primeira ideia é harmonizar seu hambúrguer com uma cerveja Lager, um estilo bastante comum e leve, com frescor bastante evidente, e que deve limpar o paladar e acentuar os sabores do sanduíche. 

Nossa sugestão é a Cacildis, a Premium Lager da Brassaria Ampolis com aromas maltados e notas florais que vão tornar sua degustação incrível. A dica é servir o cheeseburguer acompanhado de batatas fritas, já que essa cerveja também casa perfeitamente com o petisco.

cerveja para harmonizar com hambúrguer cacildis

Prosseguindo, esse tipo de lanche também pode ser harmonizado com uma American Pale Ale. Ao contrário das Lager, elas entregam um sabor mais intenso, com amargor bem presente e aromas frutados.

No entanto, se você gosta de combinações mais ousadas, nossa dica é degustar uma Black Princess APA-82. Feita no método Dry Hopping, os aromas do lúpulo são abundantes e frescos, o que tornará sua refeição deliciosa e completa.

cerveja para harmonizar com hambúrguer apa 82

Hambúrguer com salada

O tradicional x-salada, além da carne e do queijo, traz também alface e tomate, o que torna o lanche mais equilibrado, suculento e refrescante. Na hora da harmonização, essas características são muito importantes para definira bebida que vai acompanhar a refeição.

Uma dica são as cervejas do estilo APA, que combinam bem com hambúrguer com salada. Porém, para quem quer inovar e ter uma experiência completamente nova, a sugestão é escolher uma Witbier, cerveja de trigo que também leva casca de laranja e semente de coentro em sua composição.

O rótulo Blondine Witibier é leve e refrescante, e é capaz tanto de equilibrar o sabor do hambúrguer quanto ressaltar o frescor da salada. Além dos ingredientes convencionais, essa cerveja ainda tem acerola, o que a torna mais aromática, frutada e única.

cerveja para harmonizar com hambúrguer blondine witbier

Hambúrguer com molho barbecue

O molho barbecue é muito tradicional no churrasco dos Estados Unidos, mas ganhou os gostos dos brasileiros graças ao seu sabor levemente defumado e adocicado, que combina perfeitamente com carnes.

Para quem busca uma harmonização com cerveja por similaridade – ou seja, entre uma bebida e um sanduíche com o mesmo perfil de sabor –, a melhor opção é a Black Princess Back to the Red, uma Red Lager com amargor delicioso e aroma de caramelo.

cerveja para harmonizar com hambúrguer back to the red

Outra opção seria escolher um rótulo de sabor intenso dos estilos IPA ou APA. Nesse caso, tome cuidado com o excesso de amargor para que não ultrapasse o sabor do molho.

Hambúrguer com bacon

Se um sanduíche com pão, carne e queijo já é delicioso, nesse caso, o bacon vem para fechar a combinação com chave de ouro. Crocante e com sabor defumado, ele é o ingrediente certo para transformar um lanche comum em algo espetacular.

Na hora de escolher uma cerveja para harmonizar com o hambúrguer com bacon, opte por um rótulo do estilo IPA. Essas bebidas apresentam um sabor lupulado e amargor equilibrado, que vão gerar contraste com o lanche, criando uma combinação deliciosa.

Para quem é mais radical, ainda é possível escolher uma cerveja escura como a Black Princess Tião Bock. Além de ter um dulçor que contrasta com o sabor salgado do bacon, ela tem notas de tosta para combinar com as notas defumadas do alimento. Recomendamos muito essa experiência!

cerveja para harmonizar com hambúrguer tiao bockpng

Bônus: Receita de hambúrguer caseiro 

Que tal preparar um hambúrguer caseiro e suculento no conforto do seu lar? Você vai ver que é mais simples do que parece, e o resultado é delicioso! Lembrando que esse é um cheeseburger (ou seja, hambúrguer com queijo), mas você pode incrementar a receita como quiser para dar seu toque especial!

Ingredientes

  • 180 gramas de carne moída (acém ou peito)
  • Pão para hambúrguer
  • Manteiga
  • Queijo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Comece pelo pão! Corte ao meio separando a tampa da base e passe um pouco de manteiga nas partes internas. Leve à frigideira por alguns segundos até ficar com uma coloração dourada, retire e reserve. Esse processo, além de tornar o lanche mais saboroso, faz com que o pão fique mais firme e não se encharque em contato com a suculência da carne.

O próximo passo é preparar o hambúrguer. Pegue sua carne ainda fria e deixe-a em formato de esfera; em seguida, dê umas batidinhas para retirar o ar, jogando de uma mão para outra, como se fosse uma bola de tênis. 

Pressione as extremidades e transforme a esfera em um disco de aproximadamente um dedo de espessura. Use como referência o tamanho do pão – o hambúrguer deve ser levemente mais largo.

Em seguida, aqueça uma frigideira até ficar bem quente e começar a soltar fumaça. Acrescente um fio de óleo e posicione o hambúrguer no centro da frigideira, polvilhando uma colher de café de sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe fritar por três minutos e vire. Tempere o outro lado e acrescente as fatias de queijo. 

Dica: para que o queijo derreta, jogue umas gotinhas de água na frigideira e tampe por alguns segundos. Passados três minutos, retire o hambúrguer, coloque em um prato e deixe descansar por pelo menos um minuto. Esse último processo é importante para que ele termine de chegar ao ponto ideal e continue bastante suculento.

cerveja para harmonizar com hambúrguer receita de hamburgeur caseiro
Para ter uma carne mal passada, é só retirar o hambúrguer da frigideira com aproximadamente dois minutos. Já se seu ponto favorito é bem passado, deixe de quatro a cinco minutos.

Chegou a hora de montar seu lanche! Posicione o hambúrguer com queijo sobre o pão e tampe com a banda de cima. Você já pode desfrutá-lo, mas se quiser, vale acrescentar salada, molhos (maionese, mostarda e ketchup), bacon, cebola caramelizada e outros tipos de queijo. 

Hambúrguer e cerveja podem protagonizar dezenas de combinações diferentes, desde as mais simples e convencionais até as mais aventureiras, para quem quer desvendar novas nuances de sabor.


Qual dessas cervejas para harmonizar com o hambúrguer você tem maior curiosidade em experimentar? Todas as bebidas citadas acima (e muitas outras) estão disponíveis no site do Bom de Beer. Clique no banner abaixo e compre!

cerveja para harmonizar com hambúrguer cervejas premium e especiaispng