Não há como negar que, no Brasil, a cerveja está muitas vezes ligada aos dias de calor. Isso se deve, principalmente, ao nosso clima, com as estações mais quentes bem definidas. Entretanto, o que alguns não sabem é que determinados estilos da bebida combinam muito mais com os dias frios.

As cervejas de inverno costumam ser encorpadas, com um um teor alcoólico maior e amargor bem presente. O frescor é mais equilibrado, e os aromas podem ter mais características de tosta e caramelização.

Além disso, também são rótulos que podem ser servidos menos gelados, em temperaturas próximas de 10 graus, preservando a sensação de frescor, porém sem que você precise passar frio ao saboreá-los

Ficou curioso? Leia até o fim e descubra seis rótulos ideais para desfrutar durante o inverno!

1. Black Princess Tião Bock 

Começando com uma bebida de inverno com características bastante diferenciadas. Trata-se de uma cerveja Bock, feita à base de lúpulos e maltes de trigo e cevada, e que leva a rapadura como ingrediente especial.

Por isso, possui coloração acastanhada, espuma persistente, amargor médio e sabor levemente adocicado. Entre os aromas, se destacam os maltes tostados, frutas e o caramelo.

cerveja inverno tião bock
Um dos segredos da Black Princess Tião Bock é a rapadura em sua composição.

Harmoniza perfeitamente com carnes, castanhas, queijos curados, alimentos defumados e comida brasileira. 

cerveja inverno tião bock rapadura
cerveja de inverno

2. Blondine Volcano

Nos dias frios, muitos procuram se abrigar e degustar uma xícara de café ou chocolate quente. Essa cerveja de inverno é ideal para quem quer recriar esse momento com sua bebida favorita.

A Blondine Volcano é feita no estilo inglês Stout e apresenta uma coloração escura com espuma bem evidente. Além dos ingredientes comuns (malte, lúpulo e leveduras), leva grãos de café arábica. 

Isso intensifica os aromas e sabores da cerveja, que trazem notas de tosta do malte, leve chocolate amargo e café. O teor alcoólico também é consideravelmente maior (7,5%), assim como o amargor (40 IBU).

É um bom rótulo para se harmonizar por semelhança com sobremesas como tiramisu, brigadeiro, trufas e creme brulée. 

cerveja inverno blondine volcano
cerveja inverno

3. Black Princess Let’s Hop

Nem só de cervejas escuras vive um cervejeiro no inverno – entre as claras, há uma série de opções deliciosas e que combinam com a estação. A dica é escolher bebidas com perfil mais intenso e sem muito frescor.

Dourada, forte e refrescante, a Black Princess Let’s Hop é feita por meio do processo de “dry hopping”, ou seja, os lúpulos são adicionados após a fermentação. Isso conserva alguns dos aromas e traz sensações herbais, cítricas, florais e condimentadas a quem degusta.

É uma ótima cerveja para acompanhar um delicioso e suculento hambúrguer com bacon

cerveja inverno lets hop

4. Petra Aurum

Para quem procura variações mais leves, a Petra Aurum é uma ótima pedida. Apesar de ter um paladar refinado e teor alcoólico acima de 6%, é uma cerveja leve, de coloração dourada e aroma lupulado.

Quem gosta de pratos quentes pode acompanhá-la com caldo de peixe e sopa de cebola. Outras opções são queijos e comidas de boteco.

cerveja inverno petra aurum
cerveja inverno

5. Black Princess Back to the Red

A aparência dessa cerveja é um show à parte: a coloração é âmbar com reflexos avermelhados, e a espuma é cremosa e duradoura. Na boca, têm sabores caramelados e frutados. Já no nariz, traz lembranças de toffee, cereais e biscoitos.

Trata-se de uma bebida inspirada no estilo Vienna Lager, com amargor e teor alcoólico levemente elevados. Harmonize com um hambúrguer com cheddar e cebola caramelizada, ou com escondidinho de carne seca.

cerveja inverno back to the red

6. Black Princess Dark 

Mais uma opção para quem gosta de sabores intensos. A Black Princess Dark possui uma coloração bastante escura e levemente avermelhada, com espuma cremosa e acastanhada.

O malte torrado é muito evidente tanto no sabor quanto no aroma, além de apresentar características doces e frutadas. Apesar do corpo pronunciado, o amargor e o teor alcoólico são bem moderados. 

Para harmonizar, que tal aproveitar a estação e apostar em uma deliciosa feijoada? Vaca atolada, caldos de feijão ou mocotó também vão servir perfeitamente!

cerveja inverno black princess dark
cerveja inverno botao

Cerveja e inverno têm tudo a ver, e é essencial que você escolha o rótulo com muito carinho. Desde as bebidas mais leves às mais encorpadas podem proporcionar uma experiência degustativa incrível durante a estação mais fria do ano. 


No site do Bom de Beer, você encontra essas e muitas outras cervejas para tomar no frio. É só clicar no banner abaixo para conferir!

cerveja inverno bom de beer