As semelhanças entre pão e cerveja são muitas: ambos são produtos fermentados, levam água e cereais em sua composição, e acabam muitas vezes desenvolvendo aromas e sabores parecidos. Não à toa, a bebida é chamada muitas vezes de “pão líquido”.

No entanto, será que é possível juntar os dois e criar um pão de cerveja? A resposta é sim! Há dezenas de receitas deliciosas que utilizam a bebida para umidificar a massa e, consequentemente, dar um gosto especial ao alimento.

Abaixo vamos ensinar você a fazer duas opções deliciosas dessa mistura, uma com fermento natural, e outra com fermento biológico. Não se preocupe se não tem experiência – seguindo passo a passo, o resultado ficará delicioso. Acompanhe com a gente!

Pão de cerveja com fermentação natural

Antes da receita, é preciso esclarecer essa dúvida. Isso porque a fermentação natural é um processo que acontece espontaneamente. Ao invés de adicionar um fermento químico ou biológico, você fará sua própria cultura de leveduras, o famoso “levain”. 

Isso porque as leveduras são formadas por microrganismos. Conforme se alimentam dos açúcares presentes no trigo, eles geram gás carbônico, composto químico responsável por fazer com que o tamanho do pão aumente.

Apesar de ter que se encarregar de um processo a mais, usando fermento natural, você terá um alimento com textura macia, casca crocante, e sabor e aroma inconfundíveis. 

Se, mesmo assim, você preferir mais praticidade, mais à frente ensinaremos um pão de cerveja com fermentação biológica que ficará igualmente delicioso!

Como fazer levain ou fermento natural

Para fazer seu próprio fermento, você vai precisar de farinha de trigo e água mineral (sem cloro). Em um recipiente, misture 50 gramas de cada um dos ingredientes, cubra com um pano e deixe descansar em temperatura ambiente por 24 horas. 

No dia seguinte, repita o processo, adicionando mais água e farinha e deixando descansar. A textura não precisa ficar lisa, mas sim uma massa amarronzada e um pouco pegajosa. 

Será necessário fazer isso durante alguns dias – geralmente, entre três a cinco já é possível observar resultados. Você sabe que seu levain está pronto quando ele começar a formar pequenas bolhas na superfície e aumentar de tamanho. 

pão de cerveja como fazer levain
Observe a aparência do levain para saber se já está no momento de utilizá-lo!

Nesse momento, você já poderá usar o fermento em sua receita! Caso queira guardar um pouco para ocasiões futuras, basta deixar uma parte da mistura em um pote de vidro esterilizado, armazenando-o na geladeira. Quando for usá-lo, repita todo esse processo novamente. 

Receita de pão de fermentação natural com cerveja 

Já está com o levain em mãos? Se sim, chegou a hora de preparar o seu pãozinho! A receita é inspirada no canal Viajante Cervejeiro. Se tiver dúvidas, clique aqui e assista ao vídeo completo!

Ingredientes

  • 300 gramas de farinha de trigo tipo 1
  • 85 gramas de levain
  • 7 gramas de sal
  • 210 ml de cerveja  Petra Puro Malte ou Tião Bock

Modo de preparo

Em uma tigela, despeje a farinha e a cerveja e misture bem até que tudo se incorpore. Faça isso com uma colher primeiramente e depois, quando não for mais possível, com as mãos. Cubra com um pano e deixe descansar por cerca de uma hora.

Após esse período, entre com o levain e misture os ingredientes novamente, deixando descansar por mais 30 minutos ao fim do processo. O próximo passo será adicionar o sal. Porém, agora, ao invés de mexer a massa, faça pequenas dobras, pegando a parte lateral e puxando para o centro, até que fique com um aspecto redondo.

Faça dobras a cada 30 minutos. Depois de quatro vezes repetindo o processo, deixe descansar por mais duas horas. Por fim, em uma superfície enfarinhada, acomode o pão e faça movimentos circulares para que fique parecendo uma bola. 

Acomode em uma tigela forrada com um pano de prato limpo e deixe fermentar na geladeira por pelo menos 12 horas.

Chegou a hora de assá-lo! Aqueça uma panela de ferro por pelo menos 45 minutos em um forno ligado a 240 graus. Depois disso, coloque um papel manteiga ao lado de dentro e acomode sua massa. Com o auxílio de uma navalha, faça cortes em formato de cruz para que o ar possa sair.

pão de cerveja receita de pão de fermentação natural
Depois de assado, seu pão terá um sabor delicioso de cerveja!

Leve ao forno e deixe assar por entre 20 a 40 minutos no forno pré-aquecido a 240 graus, observando bem a superfície para que ele não queime. Quando estiver bem dourado por fora, tire e deixe descansar. Depois disso, é só servir!

Pão de cerveja com fermentação biológica

Se você está buscando praticidade, não se preocupe! Também é possível fazer seu pãozinho sem precisar esperar por dias até que o que levain fique pronto – basta utilizar fermento biológico, que pode ser encontrado em qualquer padaria ou supermercado. 

Vamos à receita, que foi inspirada no canal Vai com Pão. Se quiser conferir o vídeo completo, basta clicar aqui!

Ingredientes

  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 10 gramas de sal
  • 5 gramas de fermento biológico seco
  • 20 gramas de açúcar
  • 30 gramas de óleo
  • 25 gramas leite em pó
  • 250 ml de cerveja Petra Puro Malte ou Black Princess Gold
  • 1 ovo

Modo de preparo

Mescle todos os ingredientes em uma batedeira com gancho e deixe misturar por alguns minutos, até que a massa fique bem homogênea e lisa. Se preferir, pode fazer esse processo com as mãos, mas isso pode demorar alguns minutos. Nesse caso, vá trabalhando e sovando bem.

pão de cerveja pão de fermentação biológica
A batedeira ajuda a acelerar o processo da massa.

Em seguida, espalhe óleo em uma tigela, deposite sua massa e cubra com uma tampa ou pano. Deixe descansar por pelo menos uma hora, período em que ela deve dobrar de tamanho.

Passado esse tempo, enfarinhe uma superfície e acomode sua massa sobre ela. Divida-a em pedaços iguais de aproximadamente 100 gramas, forme pequenas bolas e deixe repousando por mais 20 minutos.

Antes de assar, ainda faremos uma última fermentação. Pegue cada uma das bolinhas e faça movimentos circulares; a seguir, deposite-as sobre uma forma enfarinhada e aguarde mais uma hora, até que aumentem de tamanho.

Chegou a hora de levar os pães ao forno. Antes disso, passe um pouquinho de água na superfície e decore como quiser – pode ser com grãos ou até fubá. Por fim, coloque-os  em um forno médio por 20 minutos, ou até que fiquem bem dourados.

Seja com fermento natural ou biológico, seu pão de cerveja ficará delicioso! É preciso um pouco de paciência para esperar as etapas de crescimento, mas o resultado vale a espera. 


No Bom de Beer, você encontra cervejas para fazer seu pãozinho e também para degustar nos seus momentos favoritos. Clique no banner abaixo e confira nossas opções!

pão de cerveja bom de beer