Lúpulo, malte, água e leveduras. Com esses ingredientes – e, às vezes, alguns adicionais – é possível fazer uma infinidade de cervejas diferentes em sabor, aroma, nível de amargor, aparência e coloração.

Se você é daquelas pessoas que adora experimentar novos rótulos com características distintas, este post foi feito para você! Listamos oito cervejas disponíveis no site do Bom de Beer e que vão lhe impressionar pela qualidade. Vamos conferir?

1. Petra Kellerbier

Em 2016, a Petra Kellerbier recebeu a medalha de prata no maior evento cervejeiro do país, o Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau/SC. Já em 2021, ela ganhou uma versão repaginada e foi lançada em long neck.

A palavra “kellerbier” vem do alemão “cerveja de adega/celeiro” e é utilizada para designar bebidas que não passam por processos de filtragem ou pasteurização, assim preservam o frescor e as características originais quando acabam de ser produzidas.

O rótulo da Petra é inspirado no estilo German Märzen, um tipo de Lager alemã de coloração dourada que é servida tradicionalmente durante a Oktoberfest. 

A graduação alcoólica é ligeiramente alta (6,3%), além de possuir amargor e frescor equilibrados, e notas de lúpulo, malte e fermentação.

cerveja diferente petra kellerbier
cerveja diferente petra kellerbier

2. Weltenburger Anno 1050

A Weltenburger Anno 1050 segue a fórmula da cerveja de mosteiro mais antiga do mundo criada há mais de 960 anos na região da Bavária. Sua coloração é dourada e brilhante, e a espuma é consistente e cremosa.

No aroma, traz notas de pão, malte, banana e cítricos. Já no paladar, entrega um sabor rico, com acidez e aroma bem equilibrados. É uma bebida elegante e sofisticada, que combina bem com ocasiões especiais.

cerveja diferente Weltenburger Anno 1050

3. Blondine Witbier Acerola

Quando falamos em cervejas diferentes, as bebidas do estilo Witbier costumam estar entre as mais lembradas. E não é para menos: elas levam em sua composição trigo, casca de laranja e semente de coentro, trazendo um frescor inigualável. A Blondine Witbier Acerola, como o próprio nome sugere, ainda leva acerola.

O resultado é uma bebida leve, de aparência brilhante e turva. O sabor é rico e entrega dulçor, amargor e acidez na medida ideal. Nos aromas, ainda é possível sentir o malte, o trigo e as especiarias.

cerveja diferente Blondine Witbier Acerola

4. Black Princess Let’s Hop

Entre as cervejas de alta fermentação – conhecidas como “Ale” –, também há muitas opções deliciosas. A Black Princess Let’s Hop, por exemplo, tem um amargor mais evidente, paladar encorpado e é perfeita para quem gosta de bebidas fortes.

Trata-se de um rótulo feito no método “dry hopping”, ou seja, os lúpulos são acrescentados depois do processo de fermentação. Isso faz com que os aromas sejam ricos em notas herbais, terrosas e florais.

É uma cerveja ótima para apreciar com hambúrgueres, carnes, queijos com sabor mais intenso, embutidos e até uma boa pizza de calabresa.

cerveja diferente Black Princess Let's Hop

5. Black Princess Tião Bock

A Black Princess Tião Bock é um exemplo de cerveja diferente, daquelas que costuma impressionar a todos que experimentam. Sua fórmula leva maltes tostados e rapadura, ingredientes que trazem uma amplitude maior de sabores. 

Sua coloração é acastanhada, e a espuma é cremosa e persistente. Tanto o sabor quanto o aroma remete às características tostadas, com nuances adocicadas de frutas e amargor saboroso.

Nossa dica é degustá-la juntamente com carnes de porco ou aves ao molho agridoce, massas recheadas ou até sobremesas à base de café ou chocolate amargo.

cerveja diferente Black Princess tiao bock

6. Itaipava Go Draft

A Itaipava já é uma cerveja consagrada, porém, muitos não conhecem sua versão Go Draft. Feita com malte e lúpulos selecionados, é um rótulo bastante leve, refrescante e versátil. Por não passar por um processo de pasteurização, lembra muito o sabor do chopp, além de ser perfeita para curtir com os amigos e a família.

cerveja diferente itaipava go draft

7. Blondine Bad Moose

De cara, o rótulo da Blondine Bad Moose já chama a atenção. Com a ilustração cartunesca de um alce, ele representa perfeitamente o conteúdo da garrafa: uma cerveja descontraída e divertida, para beber durante momentos agradáveis. 

Com uma coloração dourada e brilhante, ela forma uma espuma cremosa e saborosa. O aroma é predominantemente de malte, com o sabor refrescante da carbonatação e amargor médio.

cerveja diferente blondine bad moose

8. Blondine Volcano

Para fechar nossa lista, trouxemos uma bebida bem diferente de tudo o que você já experimentou: a Blondine Volcano. Trata-se de uma Coffee Stout, um estilo forte e encorpado, com coloração escura e espuma bastante cremosa.

Premiada com medalha de prata no concurso South Beer Cup de 2016, possui um teor alcoólico alto (por volta de 7,5%) e características de malte tostado, café, caramelo e chocolate amargo. Pode ser servida entre 8 e 12 graus, acompanhando uma sobremesa à base de cacau.

cerveja diferente blondine volcano

Você não precisa mais ficar bebendo as mesmas cervejas sempre! Com essas e tantas opções, é possível variar de vez em quando e descobrir novos sabores.

Gostou das nossas sugestões? No catálogo do Bom de Beer, você encontra todas as bebidas dessa lista e dezenas de outras cervejas diferentes. Clique no banner abaixo para conferir!