“Frutado, com corpo médio e notas amadeiradas”. Você já deve ter ouvido isso alguma vez na sua vida, principalmente se é um apreciador de bebidas. Isso porque a figura do sommelier é de suma importância para o desenvolvimento e a comercialização de cervejas, vinhos e destilados. 

No dia 29 de agosto, é comemorado o Dia do Sommelier no Brasil – data em que a profissão foi regulamentada em nosso país. Para homenageá-los, elaboramos um post sobre como surgiu esse ofício, quais são as principais responsabilidades da função e por que os sommeliers são tão importantes. Vamos conferir?

O que é sommelier

Podemos definir sommelier como a pessoa profissional que possui um vasto conhecimento sobre bebidas. Sua principal função é experimentar esses rótulos, categorizar de acordo com as percepções sensoriais (paladar, olfato, consistência, aparência) e indicar as melhores formas, temperaturas e harmonizações para degustá-los. 

Para tornar-se sommelier, é necessário fazer um curso da Associação Brasileira de Sommeliers ou de outras instituições internacionais reconhecidas, como a Sommelier School. É comum que essas formações tenham foco em vinhos, mas também é possível fazer cursos para outros tipos de bebida, como cerveja e destilados.

O sommelier é primordial desde a formulação das bebidas, momento no qual eles auxiliam os produtores a ter uma noção mais precisa das características daquele produto antes do lançamento no mercado.

dia do sommelier o que é sommelier
A elaboração de vinhos geralmente passa pelo crivo de um sommelier.

Além disso, eles também atuam em restaurantes, adegas e lojas especializadas, montando a relação de rótulos e as recomendações para cada um. Portanto, toda vez que você degustar uma bebida, é provável que pelo menos um sommelier esteja envolvido no processo até o seu copo.

História dos sommeliers

Desde meados de 1300, a palavra sommelier começou a ser utilizada para definir os responsáveis por carregar pertences da realeza durante as viagens, além de escolher e servir os cardápios para a corte.

Por serem encarregados desses serviços, os profissionais passaram a experimentar os comes e bebes antes do rei para garantir que eles não estavam envenenados, remetendo aos copeiros citados na Bíblia e na mitologia grega. Isso fez com que desenvolvessem um vasto conhecimento sobre bebidas (especialmente vinhos) das principais uvas e regiões do mundo.

No final do século 14, foi fundada a Worshipful Company of Vintners, na Inglaterra, uma associação para reunir viticultores e profissionais ligados à produção de vinhos, incluindo os sommeliers. Por essa razão, o ofício foi se tornando mais relacionado ao conhecimento sobre vinhos que à proteção da corte.

A profissão moderna, como observamos hoje em dia, surgiu no ano 1953, quando a Wine and Spirits Association (uma associação internacional especializada em vinho) passou a promover a prova de Mestre dos Vinhos, que seria feita por pessoas do mundo todo para conseguir o título de sommelier. Posteriormente, criou-se uma associação específica para isso, a Corte dos Mestre Sommeliers.

Tipos de sommelier

A palavra “sommelier” está muito relacionada ao vinho, porém existem outras áreas que esses profissionais podem atuar, desde que devidamente credenciados. Confira alguns dos tipos mais comuns:

Sommelier de vinhos

Pode atuar em restaurantes, vinícolas e adegas, e é responsável por degustar os rótulos, descrever suas características gustativas, definir como servir (melhor taça, temperatura de serviço, tempo de decanter) e escolher harmonizações.

Sommelier de cerveja

Conhecido popularmente como cicerone, esse profissional precisa conhecer bem as nuances de todos os ingredientes da cerveja (lúpulo, malte, leveduras e água), identificar as características da bebida e definir as melhores harmonizações, entre outras funções. 

dia do sommelier sommelier de cerveja
Cicerone: o “sommelier de cerveja” deve conhecer muito bem os ingredientes da bebida.

Sommelier de destilados

Para o desenvolvimento de destilados, é preciso que as fábricas tenham um profissional que entenda as características das especiarias e cereais, da destilação, do estágio em barrica, entre outros detalhes. Ele também poderá indicar drinks e harmonizações com aquele rótulo.

Sommelier de água

Parece curioso, mas existem sommeliers responsáveis por experimentar água e descrever seus sabores, aromas, acidez e mineralidade. Esses profissionais trabalham em grandes restaurantes ou fábricas, no desenvolvimento de bebidas.

O Dia do Sommelier é uma ótima oportunidade para agradecer e homenagear esses profissionais tão importantes. Lembre-se que sempre que você degusta uma bebida, seja ela qual for, é muito provável que um sommelier esteja envolvido em alguma das suas etapas.

Gostou dessas curiosidades? Se você é um apreciador de cervejas e outras bebidas, aproveite para assinar a newsletter do Bom de Beer! Basta preencher o formulário abaixo com seus dados para receber conteúdos exclusivos!