Se há algum tempo não existiam muitas categorias de cerveja para o grande público, de uns anos para cá, já é possível escolher entre uma infinidade de tipos. Entretanto, alguns dos termos que se popularizam e aparecem nos rótulos acabam causando confusão entre os consumidores, como é o caso de puro malte.

Existem muitos mitos com relação ao que é puro malte, como esse tipo de bebida é produzido, quais são suas propriedades e diferenças, e se elas são mais gostosas que outras cervejas. 

Ficou curioso para saber? Acompanhe nosso post até o fim! 

Afinal, o que é puro malte?

Como o próprio nome sugere, em linhas gerais, podemos dizer que a cerveja puro malte é aquela feita apenas com cereais maltados. Mas o que isso significa?

O processo de maltagem também é conhecido como “germinação controlada” e funciona da seguinte maneira: o grão é mergulhado na água durante determinado período até que comece a germinar; em seguida, ele é retirado do meio líquido, secado e assado. 

o que é puro malte afinal o que é puro malte
Malte: o cereal passa por um processo controlado de germinação e é um dos principais ingredientes da cerveja.

Isso modifica consideravelmente as características do cereal, pois boa parte dos seus amidos são convertidos em açúcares, o que faz com ele desenvolva determinadas vitaminas e sais minerais que não estão presentes no grão em seu estado original. 

Na cerveja, isso resultará em uma coloração mais intensa, mais dulçor e em novos sabores e aromas.

De acordo com a Lei da Pureza Alemã, proposta em 1516 por Guilherme da Baviera, as cervejas devem ser feitas de quatro ingredientes básicos: água, lúpulo, levedura e cereais maltados

Entretanto, conforme o tempo foi passando, alguns produtores começaram a adicionar novos elementos em suas receitas, substituindo os cereais maltados por outros tipos não maltados, como milho, arroz, aveia e cevada.

As cervejas denominadas puro malte buscam resgatar justamente essa pureza e assegurar que a bebida seja feita apenas de cereais maltados.

Principais dúvidas sobre puro malte

Mesmo sabendo do que se tratam essas bebidas, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas a respeito delas. A seguir, respondemos às perguntas mais comuns que as pessoas fazem sobre cervejas puro malte!

Qual a diferença entre cerveja puro malte, Pilsen e Lager?

Na hora de comprar cerveja, se observarmos os rótulos, vemos informações como Pilsen, Lager e puro malte, por isso, é muito comum que haja confusão em relação a esses termos. Porém, a verdade é que eles não têm nada a ver entre si.

Puro malte, como falamos há pouco, refere-se aos ingredientes da bebida, ou seja, sua fórmula; já a palavra Lager é uma família de cervejas que se caracteriza pela fermentação a baixas temperaturas; por fim, Pilsen é um estilo de Lager. 

Sendo assim, as três palavras, por mais que possam ser tratadas como categorias de uma mesma ordem, se referem a diferentes aspectos.

Tanto as cervejas da família Lager quanto as do estilo Pilsen podem ser puro malte, como podem conter também outros tipos de cereais não maltados. E pode haver, inclusive, cervejas que são Lager, Pilsen e puro malte ao mesmo tempo.

Cerveja puro malte é melhor?

Já sabemos o que é puro malte, mas a pergunta que não quer calar é: essas cervejas são melhores do que as que utilizam cereais não maltados? A resposta é que depende.

o que é puro malte cerveja puro malte é melhor
Cerveja puro malte é melhor? Depende do seu paladar!

Como mencionamos, o malte modifica bastante o sabor e o perfil da bebida. Enquanto as puro malte são mais adocicadas, encorpadas e possuem sabores relacionados a caramelo, pão e tostado, outras cervejas costumam ter outro tipo de perfil.

Quem vai decidir o que é melhor ou não é justamente o consumidor – ou seja, você! Vale a pena experimentar rótulos de ambos os tipos e descobrir qual mais agrada ao seu paladar.

Vale lembrar que os cereais não são o único fator determinante para a cerveja. Os lúpulos, a fermentação e os processos de fabricação podem originar nuances bem diferentes na bebida. As cervejas da família Ale, por exemplo, são encorpadas e alcoólicas, porém podem ou não ser puro malte. 

Puro malte é mais saudável?

Quando um cereal é maltado, ele pode desenvolver determinados nutrientes, como vitaminas do complexo B, magnésio, zinco e fósforo, que podem inclusive permanecer na cerveja após o processo de produção.

Isso significa que as cervejas puro malte tendem a ser mais saudáveis que aquelas feitas com cereais não maltados. Entretanto, isso não é uma regra, e é importante verificar as informações nutricionais para confirmar.

Por outro lado, um engano muito comum entre as pessoas que fazem dietas é de que a cerveja puro malte engorda menos que outros tipos de cerveja. De fato, existem alguns rótulos que possuem menos calorias, porém a diferença no valor é muito pequena. 

Inclusive, não há estudos que comprovem a relação entre a cerveja e o ganho de peso em excesso. O jargão popular de que a cerveja dá barriga tem a ver com a retenção de líquidos, que é algo momentâneo e que realmente ocorre. 

Portanto, mesmo que você siga algum tipo de dieta, pode tomar sua cervejinha com moderação!

Qual a melhor cerveja puro malte

Que tal conhecer algumas das melhores cervejas puro malte do Brasil? São diferentes opções para você experimentar e escolher sua favorita!

Itaipava Premium Puro Malte

A Itaipava Premium é elaborada apenas com cereais maltados. Traz o sabor característico da versão convencional, porém é mais encorpada, com aromas e nuances de malte mais evidentes.

o que é puro malte Itaipava Premium Puro Malte
o que é puro malte

Petra Puro Malte

Inspirada no estilo American Lager, trata-se de uma cerveja única, com aparência dourada e translúcida e espuma saborosa. O aroma remete ao malte, e o sabor é bastante equilibrado, ótimo para acompanhar churrasco ou petiscos.

o que é puro malte petra puro malte
o que é puro malte

Cacildis

Desenvolvida pela Brassaria Ampolis e premiada como melhor cerveja no estilo Lager no concurso internacional World Beer Awards 2018, a Cacildis é uma bebida com muita personalidade. Se destaca por seu frescor e aromas de pão e lúpulo.

o que é puro malte cerveja cacildis
o que é puro malte

Black Princess Gold

Este rótulo é balanceado entre características do malte, como aromas de pão e mel, e de lúpulos nobres que trazem um amargor equilibrado e um final agradável. Uma autêntica American Lager puro malte!

o que é puro malte Black Princess Gold
o que é puro malte

Os cereais maltados abrem uma série de possibilidades de sabores, aromas e características nas cervejas, e é isso que os rótulos puro malte exploram. Muito mais que o marketing ou os mitos envolvidos, trata-se de um estilo marcante e original.


Agora que você já sabe o que é puro malte e as nuances que essas bebidas podem ter, conheça o Bom de Beer! O site traz um catálogo com cervejas especiais, premium e artesanais, incluindo os rótulos que citamos acima. Clique no banner abaixo para descobrir!

o que é puro malte cervejas puro malte