A Alemanha é conhecida mundialmente como um dos berços da cerveja por ter aperfeiçoado as técnicas de produção e o uso dos ingredientes, além de ter criado rótulos marcantes e reconhecidos até hoje.

Entre essas bebidas está a cerveja Weltenburger Anno 1050. Ela surgiu na cervejaria de mosteiro mais antiga do mundo e possui uma tradição de quase mil anos, tendo sido aperfeiçoada com o passar do tempo para garantir sabores e aromas únicos.

Abaixo, contamos para você a história dessa bebida, como ela é produzida e quais são as principais características que a compõem. Em seguida, você ainda vai poder conhecer a cerveja e os produtos disponíveis no site do Bom de Beer. Vamos conferir?

História da Weltenburger

Para entender melhor sobre essa cerveja, precisamos voltar no tempo — até o século 7, para ser mais exato. Foi por volta do ano 620 que os monges hiberno-escoceses Eustasius e Agilus von Luxeuil fundaram a Abadia de Weltenburg, na região alemã da Baviera, às margens do rio Danúbio.

Durante os primeiros séculos, a basílica era dedicada apenas à atividade clériga, seguindo os preceitos de São Benedito. Até que no ano 1050, os monges passaram a se aventurar na produção de cervejas, apenas para consumo próprio e de seus convidados. Nascia assim a primeira cervejaria de mosteiro da região.

A Abadia de Weltenburger fica às margens do rio Danúbio, na Baviera. Foto: fiezfotos/Pixabay.

Como símbolo, adotaram a cruz vermelha, em homenagem a São Jorge da Capadócia, um dos mártires dos beneditinos.

Posteriormente, durante o século 18, o mosteiro foi reformado pelos irmãos Asam, famosos artistas e arquitetos alemães. Isso trouxe ao local uma nova estética barroca, que perdura até os dias atuais. Atualmente, cervejeiros que querem conhecer a Abadia de Weltenburg e suas bebidas podem passear pelo local.

As cervejas Weltenburger

A tradição das cerveja alemã Weltenburger não se limita somente à sua longevidade. A cervejaria segue rigorosos processos de seleção de ingredientes e métodos de fabricação tipicamente alemães.

O primeiro deles é a Lei da Pureza Alemã (Reinheitsgebot), uma legislação firmada em 1516 e vigente até os dias atuais que determina que as cervejas devem ser feitas apenas de malte, lúpulo, leveduras e água

Seguindo essa premissa, isso faz com que os rótulos produzidos pela Weltenburger sejam verdadeiros puro malte.

Outro diferencial é o plantio dos próprios insumos. A cevada, o trigo e os lúpulos são cultivados em áreas adjacentes do mosteiro e inspecionados rigorosamente para garantir o melhor resultado. Curiosamente, é o grau de torrefação dos cereais, juntamente com a quantidade desses ingredientes, que determinará o estilo da cerveja.

Cerveja Weltenburger Anno 1050

É o principal rótulo da cervejaria. Nomeada em homenagem ao ano em que o mosteiro passou a produzir cervejas, trata-se de uma cerveja Lager que segue a tradição das Märzenbier, um tipo de bebidas que era fabricado na região da Baviera durante o mês de março para ser consumida em outubro, quando ocorria a Oktoberfest.

Ela conta com uma coloração dourada e brilhante, além de uma deliciosa carbonatação, e espuma persistente e cremosa. O teor alcoólico é por volta de 5,5%. Já no paladar, destaca-se por ser forte e encorpada, com amargor agradável do lúpulo e notas finas de caramelo.

Ao aproximá-la do nariz, apresenta aromas frutados e encorpados, com uma doçura herbácea revigorante. Para harmonizar, recomendamos queijos fortes e bem maturados ou carnes de caça.

cerveja weltenburger weltenburger kloster

Bônus: Copos para cerveja Weltenburger

Você prefere desfrutar da sua cerveja em um copo, taça ou caneca? Nós sabemos que o que realmente importa é o líquido sagrado, mas saiba que acessórios podem fazer a diferença e tornar o momento ainda mais especial. Por isso, confira abaixo algumas opções para a Weltenburger que estão disponíveis no site do Bom de Beer e podem ser utilizados na hora de apreciar a bebida!

Caneca Weltenburger Kloster

Inspirada nos pints ingleses, um tipo de recipiente muito apreciado nos bares do Reino Unido, essa caneca possui 16 centímetros de altura e capacidade para 600 ml de líquido. Cerveja não vai faltar!

Copo Weltenburger Hefe-Weißbier Dunkel 

Para quem gosta de copos altos para brindar sua cerveja, este item é perfeito. Com capacidade para 665 ml, ele mantém a espuma sempre no alto e persistente, e os sabores e aromas vão sendo aguçados durante a degustação.

cerveja weltenburger copo weltenburger

Taça Weltenburger Urtyp Hell 

Por fim, a taça Weltenburger Urtyp Hell é uma típica tulipa alemã, com capacidade para 370 ml. É excelente para apreciar cervejas de baixa fermentação, já que mantém o líquido fresco e a espuma bem evidente. 

cerveja weltenburger copo urtyp hell

A cerveja Weltenburger é sinônimo de sabor e tradição e carrega as melhores técnicas de produção desenvolvidas na Alemanha há quase um milênio. É a bebida ideal para quem gosta de rótulos com personalidade, além de aromas e sabores únicos.


No Bom de Beer, você encontra cervejas Weltenburger, além dos copos citados acima. Clique no banner abaixo e confira!

cerveja weltenburger