Não há nada melhor que um petisco para acompanhar uma cervejinha gelada, seja no happy hour com os amigos, em casa assistindo a um filme ou a um jogo de futebol, ou até mesmo no fim de semana com a família.

A seguir, você vai aprender a preparar dez petiscos que combinam com cerveja para servir para os seus convidados, ou até para se deliciar sozinho! A maioria é fácil de se fazer e leva ingredientes que você encontra sem dificuldade. Vamos conferir?

1. Enroladinho de salsicha

O primeiro item da lista está entre os petiscos favoritos, especialmente nas festinhas de aniversário. O que muitos não sabem é que é possível fazê-lo em casa de maneira fácil e com poucos ingredientes.

Ao contrário da maioria das receitas de enroladinho de salsicha, que levam fermento biológico e demoram para ficar prontas, essa alternativa leva apenas alguns minutinhos.

Ingredientes

  • 2 xícaras ou 350 gramas de farinha de trigo
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 ovo
  • Salsichas
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela grande, misture a farinha, o creme de leite e uma pitada de sal, e vá amassando até formar uma massa lisa e homogênea. Assim que tomar forma, coloque sobre a bancada e sove por alguns minutos. Se estiver muito seca, vale pingar duas ou três gotinhas de água. 

Enrole em um plástico filme e reserve por cerca de 15 minutos. Feito isso, abra a massa com um rolo até que ela fique fininha. Na hora de rechear, basta enrolar a salsicha com a massa, e depois cortar no tamanho da sua preferência – seja ao meio ou em várias rodelas menores. 

petiscos que combinam com cerveja enroladinho de salsicha
Seja frita ou assada, essa receita de petisco fica deliciosa!

Por fim, você pode tanto fritar os enroladinhos em óleo quente até dourar (eles ficarão parecendo um pastelzinho) quanto assar no forno pré-aquecido a 180 graus, durante 20 minutos. Se escolher a segunda opção, pincele um pouco de gema de ovo sobre os salgados para eles ficarem com uma coloração bonita.

2. Nachos

Os nachos têm origem na culinária Tex-Mex, que mistura sabores do sul dos Estados Unidos com a cozinha tradicional mexicana. O resultado é um salgadinho crocante, excelente para degustar com o seu molho favorito.

Abaixo, você confere um vídeo do canal Receitas de Minuto por Gi Souza ensinando a fazer esse petisco, em uma versão que pode ser tanto frita quanto assada. Como bônus, você ainda aprende a fazer um delicioso molho de cheddar.

Assista ao modo de preparo no vídeo abaixo:

3. Tábua de frios

Não há como negar que a tábua de frios está entre os mais famosos petiscos que combinam com cerveja. O preparo é muito simples – basta cortar os frios e organizar da maneira que preferir.

No entanto, o que colocar em uma tábua de frios? Comece com queijos (muçarela, prato, gouda, gruyere, brie, gorgonzola), embutidos (presunto, mortadela, salame, copa) e conservas, como picles, ovo de codorna, azeitona e vegetais.

Pães, bolachas e torradinhas são ótimas opções para comer com os queijos. Por fim, também é possível acrescentar algumas castanhas, amendoins e nozes, e até mel, frutas, patês e geleias. 

4. Bolinho de carne

Uma legítima comida de boteco, mas que pode ser preparada em casa sem nenhum segredo. Para dar ainda mais sabor à sua receita de bolinho de carne, você pode acrescentar os temperos de sua preferência durante o preparo.

Ingredientes

  • 1 quilo de carne moída
  • 1 ovo
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 xícara de farinha de rosca
  • Salsinha picada
  • Sal, pimenta-do-reino e tempero a gosto
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque toda a carne moída, o ovo, a cebola, o alho e a salsinha. Misture bem até que os ingredientes se incorporem uns aos outros. Nesse momento, você pode colocar seu toque na receita: pimenta calabresa, cominho, páprica, orégano e tempero baiano são algumas opções que ficam deliciosas!

Quando estiver tudo bem misturado, coloque a farinha aos poucos, e vá mexendo até que ela desapareça no restante dos ingredientes. Feito isso, basta separar a massa em porções do tamanho de bolinhas de pingue-pongue.

Chegou a hora de fritar! Acrescente óleo em uma panela funda de modo que  os bolinhos fiquem cobertos. Deixe esquentar por alguns minutos. Para verificar se o óleo está bom, jogue um pedacinho da carne moída e observe se ela sobe e borbulha — esse é o ponto ideal!

Vá colocando os bolinhos na panela em porções de quatro em quatro e deixe dourar, lembrando de virá-los no meio da fritura. Escorra em um papel toalha e sirva para os seus convidados acompanhados de uma pimentinha.

5. Falafel (vegano)

O falafel é um bolinho frito feito com grão de bico e típico da culinária do Oriente Médio, mas se popularizou nos últimos tempos entre os veganos por não levar nenhum ingrediente de origem animal. 

Para fazê-lo, você vai precisar de um processador ou liquidificador e alguns ingredientes simples. O resultado fica delicioso e deve agradar a todos, sejam veganos ou não!

Ingredientes

  • 500 gramas de grão de bico cru
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • Cebolinha
  • Salsinha
  • Cominho
  • Pimenta síria
  • Sal a gosto
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

Antes de qualquer coisa, deixe seu grão de bico de molho por pelo menos 8 horas, ou até de um dia para o outro. Dessa forma, ele absorve a água, começa a germinar e fica mais macio para o preparo. Além disso, esse processo também ajuda a eliminar algumas substâncias que dificultam a absorção dos nutrientes presentes na leguminosa.

Na sequência, para preparar seu falafel, basta colocar o grão de bico, a cebola e os alhos no seu processador ou liquidificador e começar a bater. Isso pode demorar alguns minutinhos, e é necessário estar atento a alguns detalhes.

Se estiver usando um processador, de tempos em tempos, empurre os alimentos que estão grudados nas laterais para o centro, para que tudo fique mais homogêneo. Já no liquidificador, bata um pouco, depois pare e misture, bata novamente, e assim sucessivamente.

Feito isso, coloque os temperos, as ervas e o bicarbonato e deixe triturar mais um pouco. As quantidades vão variar de acordo com o gosto, portanto, vá provando durante o preparo. 

A massa deve atingir uma aparência pastosa com um misto de esfarelenta, que lembra um pouco o trigo para quibe. Assim que estiver nesse ponto, comece a modelar em formato de bolinhas ou disquinhos, com três ou quatro dedos de diâmetro.

petiscos que combinam com cerveja falafel vegano
O falafel é um quitute vegano delicioso para acompanhar uma boa cerveja gelada.

Para fritar, coloque cerca de meio litro de óleo em uma panela alta e deixe aquecer por poucos minutos — ele não pode estar pelando! Em seguida, coloque alguns falafels na panela e deixe fritar até ficarem bem dourados. Sirva com uma fatia de limão para acompanhar.

6. Polenta frita

Qual dos três é seu favorito: batata, mandioca ou polenta frita? Sem dúvidas, são três petiscos fáceis de fazer e que combinam bem com uma cervejinha gelada. Neste caso, como a polenta exige mais etapas no preparo, resolvemos ensiná-lo a fazê-la.

Ingredientes

  • 2 xícaras de fubá
  • 1 litro de água
  • 1 caldo de legumes ou galinha
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

Em uma tigela, misture todo o fubá com aproximadamente 300 ml de água (cerca de um copo americano e meio) e reserve. Em seguida, coloque os outros 700 ml de água em uma panela, acrescente o caldo e, por fim, o fubá dissolvido na água fria. Vá misturando até engrossar.

Quando formar uma pasta grossa e homogênea, desligue o fogo. Despeje a polenta sobre uma forma untada e leve à geladeira ou ao freezer durante algumas horas até ficar bem firme. Após atingirem esse ponto, corte em retângulos do tamanho de sua preferência.

Por fim, aqueça o óleo em uma panela e frite as polentas até que fiquem douradas por fora e macias por dentro.

7. Torresmo

O torresmo é um daqueles petiscos que parecem muito difíceis de se fazer, ainda mais se a intenção é deixá-los bem macios e suculentos, e com o couro crocante. Porém, é possível preparar em casa e ter uma versão muito parecida com a dos botecos. O segredo é fazer a fritura do jeito certo.

No vídeo abaixo, você encontra uma receita de torresmo crocante feita pelo canal TV Churrasco. Confira!

8. Fish and chips

Este prato típico da Inglaterra é formado pela combinação de peixe e batata frita, e é perfeito para acompanhar uma boa cerveja gelada

Ingredientes

  • 6 filés de peixe limpos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó químico
  • 600ml de cerveja tipo Pilsen
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Óleo para fritar
  • Manteiga derretida para pincelar

Modo de preparo

Comece cortando as batatas em fatias finas, de cerca de um dedo de espessura. Coloque-as em água gelada e deixe de molho por cinco a dez minutos – isso vai fazer com que percam um pouco do amido e fiquem ainda mais macias por fora e crocantes por dentro. Depois desse tempo, escorra a água e reserve.

Para o empanado, misture a farinha de trigo, o fermento em pó e a cerveja, e tempere com uma pitada de sal. O objetivo é obter uma massa grossa e cremosa.

Agora, pegue os peixes e corte em fatias de dois a três dedos de largura, temperando com sal e pimenta-do-reino. Passe cada um dos filés na farinha de trigo, e em seguida mergulhe na massa para empanar.

Para a fritura, coloque os peixes em óleo aquecido a 180 graus até que fiquem com uma coloração dourada. Assim que fizer isso com todos os pedaços, faça o mesmo com as batatas. 

Sirva com uma fatia de limão para o peixe e com ketchup para as batatinhas.

9. Asinhas picantes

Gosta de pimenta? Então esse é o petisco certo para você! Essa receita é inspirada nas buffalo wings, um prato típico dos Estados Unidos feito com asinhas de frango fritas e mergulhadas em um molho picante.

O canal Na Minha Humilde Opinião ensina a fazer as asinhas e o molho picante com ingredientes simples, que certamente você já tem em casa. Assista ao vídeo abaixo!

10. Dadinho de tapioca

Para fechar nossa lista, vamos aprender um petisco que se popularizou muito nos botecos durante os últimos anos, os dadinhos de tapioca. Eles são crocantes por fora e macios por dentro, e combinam muito bem com molhos adocicados e geleias.

Ingredientes

  • 1 xícara de tapioca granulada
  • 1 ½ xícara de queijo coalho ralado
  • 1 ½ xícara de leite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

Antes de começar, é preciso se atentar a dois detalhes: a tapioca usada não é a mesma utilizada para fazer na frigideira, mas sim a versão granulada, em flocos maiores; você encontra o queijo coalho nos supermercados próximo dos produtos para churrasco, mas caso não achar, pode substituir por parmesão e retirar o sal da receita. Dito isso, vamos ao preparo!

Em uma tigela, misture a tapioca, o queijo e os temperos. Em seguida, ferva o leite e acrescente-o junto aos outros ingredientes. Mexa até dissolver e formar uma pasta cremosa. Acomode a massa em uma assadeira coberta com plástico filme, depois cubra e leve à geladeira por algumas horas.

Na sequência, quando estiverem bem firmes, corte o bloco que se formou em cubinhos de cerca de dois dedos de tamanho. Feito isso, frite cada um dos dadinhos em uma panela com óleo quente até dourar, e sirva com o molho de sua preferência.

Essas são apenas algumas opções de petiscos que combinam com cerveja. Lembrando que você pode usar essas receitas para se inspirar, mudando alguns ingredientes e adicionando novos recheios para criar seus próprios pratos. Experimente!

Para receber mais conteúdos como este, com dicas sobre receitas e cerveja, preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter!