O mercado cervejeiro está em pleno crescimento no Brasil. Em 2020, o país atingiu a marca de 13,3 bilhões de litros consumidos da bebida, além de um aumento de quase 12 vezes no número de cervejarias. Isso pode demonstrar que, além dos rótulos mais populares, os brasileiros também têm buscado estilos diferentes e variados.

Porém, como degustar cervejas especiais? Essas bebidas são conhecidas por terem nuances na aparência, nos sabores e nos aromas. Para quem está começando a experimentá-las, é importante entender como aproveitar todas essas características.

Que tal entender um pouco mais sobre como funciona a degustação de cervejas? Abaixo, criamos uma sugestão de passo a passo para seguir e se deliciar!

O que são cervejas especiais?

Antes de partirmos para a prova das bebidas, é importante tratar dessa questão que levanta muitas dúvidas. Afinal, o que é uma cerveja especial e como ela se diferencia dos demais tipos?

Podemos definir como especiais aqueles rótulos que trazem alguma diferenciação com relação às cervejas de massa. Essas últimas são feitas em grandes quantidades, em processos mais rápidos e com características mais neutras, que costumam agradar a um número maior de pessoas.

Já as cervejas especiais tendem a ser produzidas em menor escala, e o tempo dos processos pode ser mais desacelerado, sem pressa. As bebidas possuem maior foco nos ingredientes, enquanto a personalidade costuma fugir da neutralidade, se destacando durante a degustação.

Isso não significa, necessariamente, que uma é melhor que a outra. Há tanto cervejas populares quanto especiais que são deliciosas.A preferência por uma ou outra vai depender do paladar de quem está experimentando. 

Como degustar cervejas especiais: passo a passo

Chegou o momento de experimentar suas cervejas especiais. Antes de mais nada, vale lembrar que essa é apenas uma sugestão, e não uma regra! Cada um tem sua própria forma de fazer uma degustação, e o importante é que ela seja boa para quem está bebendo.

Entretanto, muitos sommeliers e cervejeiros seguem uma lógica para poder organizar a degustação e aproveitar ao máximo as características da bebida, e é essa dica que vamos passar para você. 

Dito isso, chegou a hora de degustar suas cervejas!

1. Leia o rótulo

O rótulo de uma cerveja não está lá por acaso! Ele contém informações importantes, como teor alcoólico, ingredientes, estilo e IBU, mas também pode definir o que o fabricante quis transmitir com aquela bebida.

Portanto, observe: o rótulo é mais sóbrio ou mais chamativo? É mais rico em informações ou mais sucinto e minimalista? É colorido ou monocromático? Traz fotos ou ilustrações? O que ele transmite?

como degustar cerveja  leia o rótulo
O rótulo de uma cerveja traz informações importantes. Antes de servir, observe bem essa característica.

Observe tudo isso, e quando você experimentar de fato a bebida, relembre o rótulo e pense se as características no copo são equivalentes àquelas transmitidas nele – e se sim, de que forma?

2. Preste atenção à temperatura de serviço

Outro detalhe que antecede o serviço é a temperatura ideal da cerveja. Essa informação costuma estar no rótulo, e vai influenciar na maneira como você perceberá o sabor e os aromas da bebida. 

Com antecedência, deixe a garrafa ou lata gelando até que atinja essa temperatura para enfim servi-la. 

3. Escolha o copo para cada tipo de cerveja

Geralmente, cada estilo de cerveja especial possui uma recomendação com relação ao copo em que será servido. Isso pode influenciar na formação de espuma, na carbonatação, na retenção dos aromas e na aparência da bebida.

como degustar cerveja escolha o copo para cada tipo de cerveja
Sirva a cerveja de acordo com o copo recomendado para o estilo.

Observe esse detalhe no rótulo, e se não houver recomendação, pesquise na internet quais os copos mais adequados de acordo com aquela cerveja. Feito isso, sirva, lembrando-se de inclinar o recipiente levemente (entre 30 e 45 graus) para que o líquido se forme e a espuma se acomode corretamente.

4. Observe a aparência

Das tonalidades mais claras às mais escuras, as cervejas podem ter uma imensa gama de cores. Esse é um detalhe muito importante, e que pode mudar de acordo com os ingredientes e os processos de produção.

Além disso, ao observar uma cerveja no copo, você pode ver como é a sua espuma (e se ela persiste ou some com facilidade), sua turbidez, suas borbulhas, enfim! São muitas características que podem ser um show à parte, portanto, vale a pena parar para observar durante alguns minutinhos.

5. Sinta os aromas

O olfato e o paladar são sentidos diretamente ligados pela proximidade entre nariz e boca e há muita influência de um para outro. Antes de beber a cerveja, portanto, é o momento de cheirá-la e apreciar seus aromas.

Aproxime a beirada do copo do nariz e sinta levemente as características da cerveja. Os aromas podem ser dos mais variados: florais, frutados, doces, ácidos, tostados, picantes, entre outros.

6. Experimente a cerveja

Chegou o momento mais esperado: experimentar a cerveja. Para isso, dê um leve gole, deixe a bebida percorrer sobre a sua boca e engula. Enfim, pense sobre as nuances dos sabores.

como degustar cerveja experimente a cerveja
Depois de analisar todas as outras etapas, dê um belo gole na sua cerveja!

A bebida é mais leve ou mais intensa? O amargor é pronunciado ou mais sutil? Você sente mais o malte ou o lúpulo? Quais notas estão presentes no sabor da bebida: florais, frutadas, doces, ácidas, picantes, tostadas? 

Depois disso, dê novos goles e pense se a sensação persiste, ou se o paladar muda durante a degustação.

7. Tire suas conclusões

Ao final de todo esse processo, você terá a oportunidade de repassar cada uma das etapas – se necessário, faça anotações. Para certificar-se, repita tudo mais algumas vezes.

Assim, tire conclusões sobre a cerveja que você acabou de beber: você gostou da experiência? O que se sobressaiu? O que você sentiu falta? Se estiver com mais pessoas, converse sobre o que cada um achou do processo, observando as semelhanças e as diferenças entre as opiniões. Por fim, aproveite o restante da bebida!

Se você cumpriu todas as etapas, já sabe como degustar cervejas especiais como um profissional. Com o tempo e a prática, essa experiência se tornará algo natural, e você será capaz de identificar cada vez mais nuances nas suas bebidas. 


No Bom de Beer, você encontra um catálogo com cervejas especiais de grandes marcas nacionais e internacionais, como Black Princess, Petra, Weltenburger e Brassaria Ampolis. Clique no banner abaixo e confira!

como degustar cerveja