O Natal é uma das datas comemorativas mais aguardadas do ano, e não é à toa: além dos presentes e das reuniões com a família e os amigos, é a época em que se come pratos deliciosos.

Desta vez, que tal inovar no preparo da ceia e fazer uma receita de peru na cerveja? Essa é uma versão do prato natalino que combina a suculência da ave com o sabor da cerveja que, certamente, vai impressionar todos os convidados.

Continue a leitura para conferir o passo a passo para essa receita, além de dicas importantes para o preparo ideal!

Dicas iniciais

Na hora de preparar peru de Natal, algumas sugestões são muito comuns. Separamos esse capítulo para esclarecê-las antes de você começar a preparar a sua receita.

“Preciso cobrir com papel alumínio?” 

Não! Essa receita é feita diretamente no forno, não é necessário cobrir o peru.

“O peru já vem com sal, tem problema? 

Não! Geralmente, os perus encontrados em supermercados já vêm temperados com salmoura. Porém, isso não interfere no restante da receita.

“Posso substituir o peru por chester ou frango?” 

Sim! Caso sua comemoração tenha um número menor de pessoas, você pode reproduzir a receita com um chester ou até um frango comum. Nesse caso, será preciso ajustar as quantidades dos temperos e ingredientes conforme as instruções.

receita peru cerveja  dicas de preparo
Se sua ave for menor, você pode adaptar a receita.

Ingredientes

A receita de peru abaixo tem inspiração nos canais Cansei de Ser Chef e PS Seasoning, porém com adaptações. Confira abaixo o que você vai precisar!

Para o peru

  • 1 peru
  • ½ colher de chá de páprica
  • 1 colher de sal
  • 1 barra de manteiga sem sal
  • 1 colher de chá de tomilho seco
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • 1 colher de chá de pimenta-do-reino
  • 1 colher de chá de pimenta calabresa
  • 2 colheres de chá de alho em pó
  • 2 cebolas
  • 1 cabeça de alho
  • 1 talo de salsão 
  • 1 talo de alho poró
  • 1 limão siciliano

Para a marinada

Observações: Para uma ave entre 3 e 7 quilos, use 1 colher rasa de sal; já se o peru tiver entre 7 e 13 quilos, coloque 1 colher de sal cheia e 1 colher de chá. 

No caso da manteiga, a lógica é a mesma: entre 3 a 7 quilos, coloque uma barra; já para aves acima disso, coloque uma barra e meia, ou até duas, se necessário.

Caso falte algum dos temperos secos, não se preocupe! Você pode utilizar os demais ingredientes ou até substituir por algo que já tenha em sua casa. 

Modo de preparo

O primeiro passo para o seu preparo deve começar com algumas horas de antecedência, e será a marinada. Para isso, pegue uma panela grande, despeje toda a cerveja e deixe ferver por alguns minutos para que o álcool evapore por completo. Desligue o fogo e deixe esfriar até ficar morna.

Dica: você pode usar sua cervejas Pilsen ou Lager com Black Princess Gold ou a Cacildis.

receita peru cerveja  modo de preparo
Deixe o peru marinando durante algumas horas na cerveja.

Em seguida, coloque o peru em uma travessa funda, cubra com a cerveja e os temperos e tampe com plástico filme. Leve até a geladeira e deixe marinar por entre 4 e 8 horas. Feito isso, retire a ave de lá, reserve o líquido e comece os outros preparos.

Importante: o peru deve estar descongelado! Quanto maior o tamanho, mais tempo ele deve passar por esse processo, portanto programe-se com antecedência!

Agora, chegou a hora de preparar o tempero. Em uma travessa, coloque a manteiga e acrescente todos os temperos secos, o sal e as raspas de limão siciliano. Misture bem até formar uma pasta cremosa. Experimente para verificar como está o sabor e reserve.

Em outro recipiente, coloque a cebola, a cenoura, o alho, o salsão e o alho-poró picados grosseiramente em pedaços grandes. Se quiser, você também pode incluir o pescoço, a moela e o coração, que vem em um saquinho junto com a ave. Depois disso, posicione o peru sobre os vegetais dentro do refratário.

Passe a mão entre a pele e a carne do peru para que ela se solte, lembrando de ter muito cuidado para não rasgar (se quiser, pode retirar o termômetro, pois ele não será necessário). Feito isso, coloque metade da manteiga debaixo da pele e vá massageando e espalhando até que ela se distribua bem. 

O restante da manteiga será passado sobre a parte superior da pele do peru, até que ela fique bem besuntada. Por último, jogue metade da cerveja usada na marinada sobre os vegetais, no fundo da travessa.

Chegou o momento de levar o peru ao forno! Para isso, deixe-o aquecido a 180 graus com antecedência. Para cada quilo da ave, ela deverá passar meia hora no forno, portanto, faça os cálculos com antecedência. 

Um peru de 6,3 quilos, por exemplo, ficará 3 horas e 15 minutos assando até que atinja o ponto ideal. Se você tiver um termômetro de espeto, verifique se a parte interna do peito atingiu a temperatura de 68 graus – assim, ele estará prontinho!

receita peru cerveja modo de preparo tempo de forno
Calcule o tempo de forno do peru de acordo com seu peso.

Tire do forno e deixe descansar por alguns minutos. Enquanto isso, que tal preparar um molho com o caldo formado na travessa? Esse acompanhamento é chamado de gravy.

Leve o líquido que ficou na forma para uma panela (descartando os vegetais e miúdos) e deixe cozinhar durante alguns minutos em fogo baixo. Assim que der uma reduzida, misture duas colheres de amido de milho e 50 ml de água em um recipiente, e depois acrescente no molho. Cozinhe mais um pouco até que fique brilhante e encorpado.

Com tudo pronto, é só servir! Você vai adorar o resultado, que além de gostoso e suculento, ainda terá o sabor da cerveja, tanto graças à marinada quanto ao molho.

Uma receita de peru com cerveja não é tão difícil quanto parece! Se você seguir todos esses passos e se programar com antecedência, terá o prato principal perfeito para a sua ceia!


Para receber novas dicas e receitas diretamente no seu e-mail, preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter!