Chegou o fim de semana e você não sabe o que maratonar para se divertir e relaxar? Estamos aqui para resolver esse dilema! Já pensou em assistir a documentários, séries e filmes sobre cerveja?

Bem, se você chegou até aqui é porque gosta do universo cervejeiro e tem interesse em aprender curiosidades sobre cerveja, certo? Então, se liga nessa lista que preparamos e que tem de tudo: drama, comédia e história. Bora lá!

Irmãos Cervejeiros

Nesta série de comédia da Netflix (nota 5.1 no IMDb), os irmãos Wilhelm e Adam Rodman são rivais, mas precisarão trabalhar juntos para salvar a cervejaria da falência. A primeira temporada, a única disponível, foi lançada em 2020 e tem oito episódios, com, no máximo, 30 minutos cada. 

No enredo, Wilhelm é dono de um bar fracassado em Los Angeles, na Califórnia (EUA), mas ele mal consegue manter o negócio funcionando. Até que seu irmão Adam aparece e oferece ajuda para transformar e reerguer o lugar. Embora os dois sejam experts na produção de cerveja, o problema é que têm personalidades muito diferentes para trabalhar juntos. 

A série se desenvolve mostrando as tentativas de sucesso e fracasso dos irmãos para fazer a cervejaria dar certo. Se você está buscando uma série para maratonar no fim de semana, sem grandes pretensões, vale a pena assistir Irmãos Cervejeiros.

Aperte o play no trailer!

The Beer Hunter

O documentário sobre cerveja The Beer Hunter (O Caçador de Cervejas) foi exibido pelo Discovery Channel no final dos anos 1980 e início dos 90 e transmitido para 10 países. Nele, o escritor britânico Michael Jackson (não, não é o cantor) percorre as principais nações cervejeiras (Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, República Tcheca e Inglaterra) e em cada uma dá uma aula sobre a cultura local do puro malte.

Jackson ganhou fama com The Beer Hunter e inspirou muitos entusiastas da cerveja, contribuindo para o movimento de produção de cerveja artesanal no mundo. Seus livros venderam milhões de cópias e ele teve artigos veiculados em publicações especializadas, jornais e revistas importantes, como Washington Post, The Guardian, The Independent e Playboy. Ele morreu em 2007 aos 65 anos em Londres, onde morava.

O documentário conta com seis episódios e todos podem ser assistidos no YouTube (de graça!).

Veja o episódio 1 de The Beer Hunter, dedicado à Bélgica, em que Jackson apresenta as cervejas de fermentação espontânea produzidas no vale do Rio Senne. 

Episódio 2

Episódio 3

Episódio 4

Episódio 5

Episódio 6

Um Brinde à Amizade

É uma comédia norte-americana que tem como pano de fundo uma fábrica de cerveja em Chicago (EUA), onde trabalham os amigos Kate (Olivia Wilde) e Luke (Jake Johnson).

Disponível na Apple TV, o enredo do filme gira em torno da amizade dos dois, que inclui flertes e diversão. Enquanto Luke tem planos de se casar com a namorada, Kate está em um relacionamento com um produtor musical. 

Um Brinde à Amizade (nota 6.1 no IMDb) é uma comédia romântica leve e que tem como ponto central a valorização de uma amizade.  

Assista ao trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=Dj9Q92s97Uc>

Heróis de Ressaca

Em Heróis de Ressaca (título original The World’s End e nota 7.0 no IMDb), um grupo de amigos se reúne 20 anos depois para tentar concluir um pub crawl, que consiste em passar por bares diferentes em uma mesma noite. 

Agora, eles estão na faixa dos 40 anos e têm como objetivo chegar ao último bar da lista “The World’s End”, mas essa jornada terá suas complicações, até porque está em curso uma invasão alienígena. Disponível para assistir no YouTube.

Dê play no trailer: 

Beerfest

Em Beerfest (6.3 no IMDb), dois irmãos viajam até a Alemanha para participar da Oktoberfest e cumprir uma tarefa: espalhar as cinzas do avô falecido durante o evento. 

No festival, eles se deparam com uma competição secreta e centenária, descrita como “Fight Club”, para eleger o maior bebedor de cerveja.

Disponível no YouTube.

Beer Wars

É um documentário sobre a indústria cervejeira dos Estados Unidos, em especial sobre as diferenças entre os grandes e os pequenos fabricantes. 

Beer Wars (nota 6.9 no IMDb) mostra como é difícil para as microcervejarias conseguirem espaço no mercado dominado por grandes players, abordando ainda como a publicidade é utilizada para direcionar a escolha dos consumidores. 

Assista ao documentário!

Como tudo funciona: Cerveja

Este documentário sobre cerveja exibido pelo Discovery Channel explica de forma bem didática a história da bebida, o processo de fabricação e mostra curiosidades do mundo cervejeiro. 

Assista!

Como a cerveja salvou o mundo

“Não a roda, não o carro, não o avião. A maior invenção de todas foi… cerveja!” Assim começa o documentário Como a cerveja salvou o mundo, produzido e exibido pelo Discovery Channel. 

O documentário mostra como a bebida participou de vários momentos da história da humanidade e até foi decisiva para alguns deles. Você pode assistir gratuitamente no YouTube.

Oktoberfest: Sangue e Cerveja

Em 1900, Curt Prank (Misel Maticevic), um rico e ambicioso cervejeiro chega a Munique determinado a dominar a Oktoberfest com sua cervejaria e lucrar como nunca. 

O plano, no entanto, começa a dar errado quando sua filha se apaixona pelo herdeiro da cervejaria rival. A partir daí, uma série de eventos passa a pôr em xeque o futuro das famílias.

Lançada em 2020, a minissérie (nota 6.8 no IMDb) tem uma temporada, é composta por seis episódios e está disponível na Netflix

Salve esta página nos seus favoritos para consultar quando escolher o seu próximo filme sobre cerveja. Agora, se você é realmente um entusiasta do assunto, assine a newsletter do Bom de Beer e receba na sua caixa de entrada conteúdos sobre receitas, curiosidades, história e estilos de cervejas. É só deixar seu e-mail no formulário abaixo!