A harmonização de cervejas é uma prática que consegue elevar os sabores da bebida e complementá-los com o das refeições. Ter esse conhecimento auxilia não apenas na hora de montar pratos e decidir o cardápio das reuniões especiais com a família e os amigos, mas também a conhecer mais sobre esse líquido que é uma paixão brasileira. 

Cerveja e harmonização andam lado a lado e as possibilidades de ambos são infinitas. Quer saber mais sobre essas técnicas? Então continue a leitura e descubra sabores que você nunca antes achou capaz. 

O que é harmonização?

A harmonização é um conjunto de técnicas muito utilizadas no mundo da gastronomia e mixologia. Ela é realizada quando pretende-se valorizar os sabores dos ingredientes ou características específicas dos pratos e drinks. Essa prática pode ser realizada com todos os tipos de comidas e bebidas, inclusive a cerveja.

Por ter muitas variações, aromas e sabores, o líquido pode combinar facilmente com diferentes alimentos e texturas. No entanto, existem algumas regras para fazer com que a harmonização atinja o seu objetivo que é tornar a degustação da cerveja e da comida melhor do que quando elas são consumidos separadamente.  

harmonização de cervejas o que é harmonização
A harmonização de cervejas com pratos é uma técnica que todo cervejeiro precisa conhecer.

A principal regra é unir elementos que combinam, os sabores da bebida e do prato devem ter sintonia, ou seja, precisam conversar um com o outro para, dessa forma, criar uma sensação agradável ao paladar.

Confira abaixo como combinar elementos.

Tipos de harmonização

Existem três tipos de harmonização: por semelhança, por contraste e por complemento. Cada uma delas resulta em sabores totalmente diferentes e surpreendentes e, por isso, vale a pena conferir todas elas. 

Harmonização por semelhança

A harmonização por semelhança é a mais fácil de todas e é baseada na combinação de elementos iguais do prato e da bebida. Experimente a cerveja e analise quais são os sabores presentes nela. Deguste e sinta a doçura, a acidez, o amargor, os tostados, os frutados, os herbais e condimentos dela. 

Depois, pense em pratos que tenham essas mesmas características e, assim, é só combiná-los. Dessa forma, as cervejas doces harmonizam perfeitamente com sobremesas e aquelas com forme gosto de tostado com carnes grelhadas

Harmonização por contraste

A harmonização por contraste é um pouco mais complicada, mas nada impossível. Essa técnica é baseada nas diferenças de sabores, ou seja, amargo e doce, cítrico e gorduroso.

harmonização de cervejas harmonização por contraste
Sempre pense nos sabores dos alimentos na hora de fazer a harmonização com cerveja.

Essa é uma boa combinação porque os elementos opostos acabam diminuindo os excessos uns dos outros, fazendo com que o sabor se destaque. Uma cerveja bastante cítrica, por exemplo, acompanha muito bem pratos gordurosos à base de manteiga, já que ela quebra essa abundância de óleo, o que torna a comida mais agradável. 

Harmonização por complemento

Esse é o tipo mais complexo de harmonização: a por complemento. Nessa técnica é preciso que os elementos se completem, ou seja, acrescente um sabor ou sensação que falta ao paladar quando a bebida e a comida são degustadas separadamente. 

Um bom exemplo de harmonização por complemento é combinar cervejas ácidas com pratos defumados. 

Tipos de cervejas e suas harmonizações

Para facilitar a harmonização entre cervejas e comidas, separamos algumas opções para você experimentar e se familiarizar com essa técnica. Conheça.

Pale Ale e hambúrguer

Geralmente as Pale Ale são cervejas que possuem uma alta concentração de lúpulo, uma planta amarga e que ajuda a limpar o paladar. Por essa característica, uma ótima opção de harmonização seria por contraste com comidas mais gordurosas. 

Pratos como hambúrgueres, carnes assadas e pizza, combinam perfeitamente com esse tipo de cerveja.  

harmonização de cervejas pale ale e hamburguer
Pale Ale é uma ótima opção de cerveja que harmoniza com hambúrguer.

Witbier e salada

As Witbiers são cervejas feitas à base de trigo, porém de tradição belga que levam na receita sementes de coentro e cascas de laranja. Dessa forma, geralmente, essa bebida é leve e refrescante. 

Por isso, uma boa forma de harmonizá-la seria por semelhança com saladas e peixes brancos grelhados. Pratos frescos e leves são os mais indicados para combinar e potencializar o sabor das Witbiers.

A cerveja de trigo harmoniza com saladas refrescantes. 

Stout e sobremesa

Ao contrário das anteriores, as Stouts são cervejas mais intensas e escuras, ou seja, produzidas com maltes bem torrados. Essa característica as tornam amargas, com notas de café e chocolate. 

Por isso, uma boa ideia nesse caso, é complementar o amargor com a doçura, fazendo a semelhança dos sabores do café e chocolate. Dessa forma, as sobremesas à base de cacau, como brownies e bolos, harmonizam perfeitamente com a Stout.

Para aqueles que querem apostar nos salgados, a ideia é optar por pratos de sabores mais acentuados e fortes. Escolha carnes vermelhas defumadas e grelhadas ou queijos intensos, como gorgonzola e gouda.

harmonização de cervejas stout e sobremesa
A Stout não é uma cerveja que harmoniza com peixe, pois por ser muito forte encobre o sabor do prato.

Pilsen e aperitivos

As Pilsens são cervejas leves e claras, perfeitas para dias bem quentes. Por isso, uma boa combinação são as comidas de boteco, como os pastéis, nozes, castanhas e salgadinhos.

Além disso, as cervejas Pilsen também harmonizam perfeitamente com saladas e frutos-do-mar, ou seja, são a escolha ideal para aquele dia lindo na praia. 

harmonização de cervejas pilsen e aperitivos
A Pilsen é uma cerveja leve que combina perfeitamente com os aperitivos servidos no bar.

Com essas opções de harmonização com cerveja, com certeza você irá experimentar novos sabores e se apaixonar ainda mais por essa bebida tão especial. Claro que essas são apenas algumas das variadas combinações possíveis. A ideia é experimentar e descobrir novas parcerias. 


Se você se interessou e quer apostar nas cervejas deste post, não deixe de clicar no banner abaixo e conferir as opções da Bom de Beer.

harmonização de cervejas