Poucas coisas representam tão bem o Brasil quanto cerveja gelada. Por morarmos em um país tropical, com temperaturas quentes em boa parte do ano, é essencial servir a bebida trincando para se refrescar.

Pensando nisso, uma dúvida muito comum entre todos os cervejeiros é: como manter a cerveja gelada? Em um churrasco, na piscina e até na praia, será que é possível deixar a bebida na temperatura certa e evitar que ela se esquente em poucos minutos?

A resposta é sim! Abaixo, vamos explicar alguns truques para que sua cerveja esteja sempre geladinha e você aproveite melhor suas reuniões com amigos e família.

Como gelar cerveja

Antes de manter sua cerveja gelada, primeiramente, você terá que resfriá-la. Esse é um processo importante, mas que muitas pessoas deixam para última hora e acabam tendo que aproveitar as bebidas em temperaturas não tão agradáveis.

Vamos supor que você tem um evento marcado para o dia seguinte, como um churrasco ou ir para a praia com os amigos, nesse caso, deixe a bebida na geladeira durante a noite para que ela se resfrie até cerca de 7 graus.

Se você não fez essa tarefa e suas cervejas estão quentes, não se desespere! É possível apelar para alguns métodos para diminuir a temperatura da bebida, resfriando-a.

A principal tática é encher uma caixa térmica ou cooler de cerveja com gelo e acrescentar um bom punhado de sal (pelo menos umas três colheres de sopa bem cheias). Feito isso, adicione as latinhas e deixe-as lá por pelo menos 15 minutos, até que resfriem completamente.

cervejas mantidas debaixo do gelo
Para gelar as latas de cerveja, basta colocá-las no gelo com um bom punhado de sal.

Também é possível fazer o processo com garrafas, mas elas podem acabar demorando mais tempo para esfriar, pois trocam menos calor com o ambiente.

Esse método é muito mais eficaz que deixar a bebida diretamente no freezer, e pode deixá-la geladinha em muito menos tempo. Vale experimentar!

Como manter a cerveja gelada

Já solucionamos a primeira parte do problema, que é resfriar as cervejas, mas como mantê-las geladas durante o dia todo? Em uma praia, à beira da piscina ou mesmo em um dia muito quente, esse pode ser um problema grave.

Abaixo, separamos dicas importantes para desfrutar de sua bebida sempre gelada!

Use garrafas para preparar gelo

Uma das soluções mais simples para preencher uma caixa térmica com gelo é comprar pacotes prontos no mercado. Entretanto, você pode economizar fazendo suas próprias pedras em casa de maneira bastante prática.

Para isso, encha algumas garrafas PET com água e deixe no congelador de um dia para o outro. Quando for preencher a caixa térmica, basta quebrar o gelo e acomodá-lo juntamente com a bebida. 

Para manter a cerveja gelada na praia, em um parque ou em outros ambientes externos, basta reabastecer a caixa com gelo potável, que pode ser comprado em bares e lojas de conveniência.

Prefira caixa térmica ao freezer

Você já deve ter ido a uma festa em que todas as bebidas estavam no freezer. Na grande maioria das vezes, as pessoas esquecem de reabastecê-lo, além de abrirem a porta o tempo inteiro e, assim, impedirem que o equipamento funcione e as cervejas fiquem geladas.

Por essa razão, ao invés de utilizar o congelador, recomendamos que você faça uso de uma caixa térmica ou cooler. Nesse método, as latas ou garrafas ficam em contato direto com o gelo, deixando-as sempre a uma temperatura próxima de 0 grau.

garrafas de cerveja mantidas debixo do gelo em um cooler
O cooler costuma ser a melhor opção para manter as cervejas geladas por mais tempo.

Lembre-se que, com o passar do tempo, o gelo irá derreter (especialmente em dias quentes), e será necessário fazer essa reposição. Portanto, reabasteça seu cooler a cada três ou quatro horas.

Organize o cooler 

De tempos em tempos, é importante que você organize o recipiente para potencializar seu efeito. Quanto maior o contato das bebidas com o gelo, mais elas vão se resfriar, portanto, crie camadas para intercalá-los. Além disso, lembre-se de verificar se é preciso reabastecer a caixa. 

Utilize porta-lata ou copo térmico

Vamos relembrar rapidamente as aulas de física do colégio! São três os efeitos que fazem uma cerveja se esquentar: a condução, por meio do contato com algo mais quente; a radiação, que ocorre pelo calor emitido pelo Sol; e a convecção, pela diferença de temperatura entre a latinha e o ambiente externo.

A solução para esse problema é muito simples. Basta usar algo que isole sua cerveja do ambiente externo, e assim, impedindo essas trocas de calor. 

A primeira forma, e talvez a mais tradicional, é o porta-latas, feito de materiais como isopor e neoprene. Ainda que pareça uma opção básica, ele pode retardar consideravelmente o aquecimento da bebida.

Outra opção, que vem se popularizando todos os dias, é o copo térmico, que funciona semelhantemente a uma garrafa térmica, e cria um ambiente controlado para manter a temperatura da bebida durante horas.

Se não tiver nenhum desses recursos à disposição, prefira uma caneca ou copo de cerveja e segure sempre pela alça ou pelas beiradas. O contato das mãos diretamente na superfície ou na lata faz com que a bebida esquente rapidamente.

duas pessoas brindando canecas de cerveja geladas
Para evitar que sua cerveja esquente, segure a caneca pelas alças.

Manter a cerveja gelada não é tão difícil quanto muitos pensam. Com alguns truquezinhos, você deixa a bebida na temperatura certa durante horas e pode curtir com seus amigos e familiares tranquilamente.


Se você gostou deste conteúdo e quer receber novas dicas sobre o mundo das cervejas, preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter!