A cerveja Petra já se tornou um clássico brasileiro, e seus diversos rótulos estão entre os favoritos de muitos cervejeiros. Isso graças à sua qualidade e ao sabor incomparável que só ela tem.

Abaixo, explicamos a história da marca e falamos detalhes sobre todos os rótulos. Leia nosso post e descubra por que a cerveja Petra é boa e você deve experimentá-la!

Qual a origem da cerveja Petra?

A Petra foi lançada originalmente em 2004 como uma linha comemorativa de cervejas especiais. Entre os rótulos disponíveis nessa época, estavam a Weiss e a Bock. Como se tratava de uma produção limitada, foi encerrada após a duração dos estoques chegar ao fim.

Nos anos seguintes, a bebida foi relançada em novas edições limitadas e comemorativas, como a Petra Pilsen, de 2014. 

Já em 2018, a Petra foi reformulada e retornou ao mercado, dessa vez de forma definitiva, com um novo rótulo: a Petra Origem Puro Malte, uma deliciosa Premium American Lager.

Nos anos seguintes, foram lançadas novas cervejas para completar a linha, como a Petra Escura, a Petra Bock, a Petra Aurum e muitas outras. Abaixo, vamos falar sobre cada uma delas separadamente. 

Atualmente, as cervejas Petra já ganharam o paladar do público brasileiro, e estão entre as favoritas de muitos cervejeiros. Elas são desenvolvidas a partir de processos meticulosos, assim como de maltes e lúpulos importados —ingredientes escolhidos cuidadosamente, representando o que há de melhor nos seus estilos.

As cervejas Petra foram criadas como edições limitadas, mas anos depois, foram relançadas em versões definitivas.

Uma curiosidade é que, em seu rótulo, é possível observar a serra de Petrópolis, local em que a cerveja foi criada, e cuja água, que é uma das mais puras do Brasil, serve de matéria-prima para a bebida.

Cervejas Petra

Chegou o momento de conhecer as cervejas Petra! Ao todo, são sete rótulos deliciosos, com nuances e características bem diferentes para você experimentar!

Petra Origem Puro Malte


A mais famosa de toda a linha é a Petra Origem Puro Malte, do estilo Premium American Lager. Trata-se de uma bebida leve, refrescante e equilibrada, ideal para quem gosta de beber com os amigos e a família no final de semana.

Com aparência dourada e translúcida e colarinho cremoso, combina muito bem com diferentes tipos de petiscos e até mesmo com churrasco.

Mas a cerveja Petra é puro Malte mesmo? Sim! Isso significa que, na sua produção, não é utilizado nenhum cereal não maltado, como milho ou arroz, mas apenas cevada pura e maltada. Isso traz à bebida aromas e sabores deliciosos, além de uma coloração dourada e intensa.

garrafa de cerveja petra origem puro malte

Petra Weiss Bier

Essa é uma bebida para quem gosta de cervejas de trigo! A Petra Weiss Bier é um rótulo elegante e refinado, com paladar refrescante, sabor suave e aromas de especiarias. Tem a aparência turva e encorpada, além de uma espuma cremosa.

Ela harmoniza muito bem com peixes e frutos do mar, salsichas, pratos apimentados, nozes e azeitonas.

garrafa de cerveja petra weiss bier

Petra Aurum

Aurum, em latim, significa ouro – esse foi o nome escolhido para batizar esse rótulo, graças à coloração dourada e brilhante do líquido. É uma bebida equilibrada entre um aroma agradável de lúpulo e paladar encorpado e refinado, vindo de maltes importados.

garrafa de Cerveja Petra Aurum

Petra Bock

As cervejas estilo Bock foram criadas na Alemanha por volta do século 14 e têm como característica a presença forte de malte. Nesse rótulo, você encontrará uma cerveja intensa, com cor avermelhada e características tostadas.

Para quem gosta de harmonizar com pratos, algumas sugestões são carnes leves como cortes suínos, vitela e salmão. Fondue de queijo também pode ser uma ótima pedida!

garrafa de cerveja petra bock

Petra Schwarzbier

Para quem aprecia cervejas escuras e fortes, baseadas na tradição alemã, a escolha ideal é a Petra Schwarzbier. Essa é uma bebida saborosa, encorpada e cremosa, feita com de maltes torrados e caramelizados – o que explica sua coloração escura e densa, com espuma abundante e acastanhada.

Quando falamos em harmonização, ela costuma combinar com pratos fortes e intensos, como carne suína defumada, risoto parmegiana, queijos duros, e até mesmo uma tradicional feijoada.

garrafa de Petra Schwarzbier

Petra Stark Bier

Gosta de cervejas premiadas? A Petra Stark Bier recebeu o prêmio Brasil Country Winner, no World Beer Awards 2018, na categoria Seasonal, graças ao sabor amargo intenso.

Essa puro malte é levemente mais alcoólica que outras bebidas da mesma categoria, apresentando 8,2% de índice. É ótima para acompanhar carnes, peixes, massas e até pratos apimentados.

cerveja Petra Stark Bier

Petra Escura

Finalizando a nossa lista, a Petra Escura é uma Dark American Lager para quem gosta de bebidas escuras com boa bebabilidade, sendo perfeita para desfrutar em qualquer ocasião com as melhores companhias.

Por ter um sabor encorpado e especial, em 2004, recebeu o prêmio London International Awards, um dos principais da categoria.

garrafa de cerveja petra escura

As cervejas Petra são bebidas deliciosas, e a cada dia vêm atraindo novos admiradores. Além da Petra Origem Puro Malte, que é o rótulo mais famoso da cervejaria, há uma série de outras opções para experimentar e conhecer diferentes sabores e nuances, como você pôde notar.


Ficou curioso? Clique no banner abaixo e confira todos os rótulos da Petra disponíveis no site do Bom de Beer!